• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 15:26:38 -03

    Além de Miami e NY, Azul voará para Orlando; Europa está nos planos para 2017

    MARIANA BARBOSA
    DE SÃO PAULO

    23/04/2014 16h37

    Além de Miami e Nova York, a Azul também voará de Campinas para Orlando, na Flórida, com jatos Airbus A330-200. A partir de 2017, com a chegada dos novos A350, a empresa deverá ligar Campinas a destinos na Europa.

    "Seremos a nova empresa de bandeira brasileira e vamos voar para onde os brasileiros querem voar", disse o fundador e presidente do conselho de administração da Azul, David Neeleman.

    Os voos para os EUA serão realizados com seis A330-200 arrendados e que serão incorporados à frota nos próximos meses. Os aviões terão capacidade para 246 passageiros e serão distribuídos em três classes. Três das seis aeronaves estavam até alguns meses atrás na frota da Emirates.

    A previsão oficial é iniciar os voos no primeiro trimestre de 2015, mas a Folha apurou que se o processo de certificação e treinamento correrem sem maiores contratempos, é possível estrear os voos antes do final do ano. Os primeiros voos serão para Miami (aeroporto Fort Lauderdale) e Orlando e, na sequência, a empresa estreia em Nova York.

    Segundo Neeleman, a empresa está negociando um acordo de code-share com a JetBlue -empresa também fundada por Neeleman e que opera em Fort Lauderdale, Orlando e no aeroporto JFK, em Nova York. O acordo permitirá aos clientes da Azul fazer conexões dentro dos EUA.

    Para não retardar a entrada em operação, a configuração interna do A330 -estofamento, assentos, divisão de classes etc- será a mesma da Emirates. "As fábricas de assentos estão demorando mais de nove meses para entregar. Na medida em que conseguirmos receber, vamos fazer a substituição e adaptar o produto aos padrões da Azul", diz o vice-presidente de marketing da Azul, Gianfranco Beting.

    EUROPA

    A Azul anunciou nesta quarta-feira também o arrendamento de cinco A350-900 XWB junto à empresa de leasing ILFC.

    O avião é o mais moderno da Airbus. É feito de material composto e está previsto para entrar em operação comercial este ano. Os aviões sairão de fábrica em 2017 já com a configuração escolhida pela Azul. Serão 323 lugares distribuídos em três classes -classe executiva com poltrona que vira cama (full flat bed), econômica e econômica mais. A econômica mais deve ter o mesmo serviço da econômica, mas com mais espaço para pernas.

    Com a incorporação dos cinco novos aviões, a empresa poderá adicionar mais dois destinos. A Folha apurou que destinos populares entre brasileiros, como Paris e Londres, na Europa, e também um destino na África, estão no topo da lista de destinos potenciais.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024