• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 16:51:25 -03

    Em contratos longos, juro menor justifica a migração da dívida

    PAULA CABRERA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    27/04/2014 01h30

    A diminuição da burocracia é o caminho para que a portabilidade de financiamento imobiliário deslanche.

    A avaliação é de Eduardo Zangari, diretor de Relações Institucionais da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo).

    "Não vemos a portabilidade acontecendo em larga escala porque existe burocracia, um custo alto e o fato é que você nem sempre tem uma condição melhor no banco vizinho."

    Com as mudanças a partir de 5 de maio, a demora para o processamento da dívida em outro banco deve cair pela metade.

    CASA PRÓPRIA EM FOCO

    Segundo estimativa dos bancos, a operação deve levar 15 dias, contra 30 dias até então. A troca de informações entre as instituições passa a ser feita eletronicamente, agilizando a operação.

    O economista José Dutra Viera Sobrinho diz que a troca compensa, porque os contratos do sistema imobiliário são longos e, neste caso, qualquer queda nos juros é importante.

    "No crédito imobiliário, as dívidas variam de 20 a 30 anos, então, uma queda de um ponto percentual nos juros anuais ajuda bastante."

    De acordo com Marcelo Prata, presidente do Canal de Crédito, a redução da taxa de juros de 10% para 9% ao ano faz com que a prestação mensal caia R$ 205 (confira condições no quadro ao lado).

    No entanto, os especialistas afirmam que a queda de juros costuma girar em dois pontos percentuais em relação à taxa original.

    Para pedir a migração da dívida, é preciso uma averbação no cartório, que trocará, na matrícula do imóvel, o nome do banco que consta na alienação.

    "Normalmente, o próprio banco pede isso. Se a solicitação for por documento eletrônico, isso leva cinco dias. Se for necessário ir ao cartório, o documento sai em dez dias", diz Flauzilino Araujo, presidente da Arisp (Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo).

    editoria de arte/folhapress
    Caderno especial
    Caderno especial
    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024