• Mercado

    Friday, 03-May-2024 03:36:35 -03

    Feirão da Caixa oferece 92 mil imóveis em SP

    ANA MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    27/04/2014 01h30

    Quem busca um apartamento para comprar na Grande São Paulo ou na baixada santista pode aproveitar as ofertas do Feirão da Casa Própria da Caixa Econômica Federal, que acontece na capital de 2 a 4 de maio.

    Desconto para imóvel pode chegar a 20% durante evento

    Neste ano, o evento deve oferecer cerca de 92 mil imóveis, segundo previsão da Caixa –uma redução de 33% comparado ao ano passado, quando foram disponibilizadas 137 mil unidades.

    Na avaliação de João da Rocha Lima Jr., coordenador do núcleo de pesquisa de mercado imobiliário da Poli (Escola Politécnica da USP), essa redução reflete a queda de estoque das incorporadoras.

    CASA PRÓPRIA EM FOCO

    "Houve uma overdose de lançamentos até 2011. Desde 2012, as empresas lançam muito menos e estão preocupadas em vender estoque."

    O comprador que fechar um financiamento da Caixa durante o evento (e até o dia 31 de julho) começará a pagar as prestações somente em janeiro de 2015.

    O interessado em verificar as oportunidades deve se preparar ""é comum haver filas. Antes de ir ao Anhembi, especialistas recomendam que o consumidor já tenha uma ideia do que deseja comprar: faixa de valor, bairros favoritos e número de quartos.

    "Nos feirões, o cliente sai com a sensação de que não deu conta de ver tudo", diz Leandro Caramel, superintendente de atendimento da imobiliária Habitcasa.

    Para tirar proveito máximo, é importante saber qual a região de interesse, porque os estandes costumam separar as unidades por bairros. É aconselhável ir no primeiro dia e chegar o mais cedo possível. Também é importante comparecer munido de documentação (veja ao lado).

    Para Sérgio Paulo, diretor comercial da construtora MRV, vale a pena ir com tempo ao evento justamente pelo grande número de imóveis ofertados em um único lugar.

    Editoria de Arte/Folhapress

    CUIDADOS

    Apesar das facilidades, Ana Carolina Bernardes, diretora do departamento jurídico da Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências, recomenda cautela.

    "A escolha de um imóvel tem quer ser feita com calma, é uma dívida que se contrai por muitos anos."

    Quem planeja comprar um usado deve ter cuidado redobrado, já que os ofertados são, segundo Bernardes, imóveis que foram financiados pela Caixa e que apresentaram problemas. O apartamento pode estar ocupado ou ser alvo de ação na Justiça.

    editoria de arte/folhapress
    Caderno especial
    Caderno especial
    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024