• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 08:52:38 -03

    Argentina culpa queda nas vendas para o Brasil por suspensão do trabalho em montadoras

    LÍGIA MESQUITA
    DE BUENOS AIRES

    28/04/2014 15h02

    O governo argentino atribuiu ao Brasil a suspensão do trabalho em algumas montadoras do país, por causa da crise no setor automotivo. A Argentina exporta 86% de sua produção de veículos para o Brasil.

    "Tem a ver com a redução abrupta da demanda externa do Brasil", afirmou o chefe de gabinete da Casa Rosada, Jorge Capitanich, nesta segunda-feira (28).

    O ministro também disse confiar na renovação do acordo do setor automotivo entre Brasil e Argentina, que vence no dia 30 de junho, para a retomada das vendas de carros.

    A Renault e a Iveco na Argentina já suspenderam o trabalho em suas fábricas por causa da queda nas vendas. Na planta da Renault em Córdoba, 2.000 funcionários estão sem trabalhar.

    A Volkswagen anunciou nesta segunda que tem um estoque de 15.000 carros 0 Km no pátio de sua fábrica no país e nas concessionárias. A montadora fez um acordo com um sindicato de trabalhadores para ainda não demitir funcionários, mas informou que 720 postos poderão ser fechados.

    Nesta terça-feira (29), em Brasília, os ministros argentinos Axel Kicillof (Economia) e Débora Giorgi (Indústria) se reúnem com o titular brasileiro do Ministério do Desenvolvimento, Mauro Borges, e representantes de montadoras de ambos países para tentar resolver os impasses no comércio bilateral.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024