• Mercado

    Wednesday, 15-May-2024 01:28:58 -03

    Receita e Polícia Federal fazem operação contra sonegação de IR

    DO RIO

    30/04/2014 14h15

    A Receita Federal realiza nesta quarta-feira (30) uma operação de combate a fraudes em declarações do Imposto de Renda de pessoas físicas nos municípios de Nova Iguaçu e Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

    A operação, da qual também participam a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, visa cumprir mandados de busca e apreensão em três locais —um deles, um escritório de contabilidade. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal de São João de Meriti (RJ).

    Segundo a Receita, foram detectadas centenas de declarações de IR de pessoas físicas que apresentavam informações inconsistentes visando a diminuição do tributo, tais como inclusão de falsos dependentes e de despesas não efetuadas.

    Entre impostos que deixaram de ser recolhidos e restituições pagas ao longo dos últimos cinco anos, o prejuízo com a fraude é estimado pela Receita em cerca de R$ 10 milhões.

    A Receita tem desenvolvido mecanismos de cruzamento das informações para combater fraudes. O órgão diz ter identificado, em um caso específico, um único profissional liberal que produziu deduções indevidas nas declarações de mais de 250 contribuintes.

    Todas estas declarações serão retidas pela malha fina para que sejam apuradas.

    PRAZO

    O prazo para entrega da declaração de IR termina nesta às 23h59 de hoje.

    A Receita Federal afirma que contribuintes que utilizaram artifícios ilegais e que ainda não foram intimados poderão apresentar declarações retificadoras.

    Quem for intimado poderá ser autuado e pagar multa de até 150% do valor sonegado, além de estar sujeito a pena que pode variar de um a cinco anos de reclusão e multa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024