• Mercado

    Saturday, 04-May-2024 15:07:57 -03

    Preocupado com a saúde, consumidor muda preferências no supermercado

    DE SÃO PAULO

    06/05/2014 02h00

    A preocupação com a saúde e bem-estar também muda os hábitos do consumidor nos supermercados. Refrigerante, cigarro, cerveja e açúcar aparecem entre os itens de maior retração nas vendas no ano passado, dando espaço a suco de frutas pronto, azeite e iogurte, entre outros produtos.

    Os dados constam em pesquisa da Nielsen, apresentada pela Apas (Associação Paulista dos Supermercados) durante a abertura da feira do varejo de alimentação que leva o nome da entidade.

    "As categorias de maior retração mostram claramente a busca pela saudabilidade por parte do consumidor", disse João Galassi, presidente da entidade.

    *

    DESEMPENHO DAS DEZ PRINCIPAIS CATEGORIAS

    • Categorias de maior crescimento
    Produtos Variação, em %
    Óleo e azeite 8,3
    Suco de frutas pronto 12,9
    Sabão e detergente para roupa 6,4
    Chocolate 3,7
    Amaciante de roupas 8,2
    Desodorante 5,5
    Papel higiênico 2,9
    Leite fermentado 12
    Iogurte 2
    Salgadinho para aperitivos 2,6
    • Categorias de maior retração
    Produtos Variação, em %
    Refrigerante -4,3
    Cigarro -8,2
    Cerveja -1,9
    Açúcar -9,1
    Bebida a base de soja -20,5
    Carnes congeladas -2,6
    Farinha de trigo -7,1
    Sabão em barra -8,8
    Álcool -15,2
    Leite asséptico -0,5

    Fonte: Nielsen; as categorias são elencadas de acordo com o volume ponderado de vendas, que leva em conta a variação do volume e também a importância de cada uma delas

    INFLAÇÃO

    A inflação e o elevado nível de endividamento também mudaram os hábitos do consumidor, que passou a planejar mais as suas compras para não retirar do carrinho produtos que foram incluídos no período de alta da renda, mostra reportagem de hoje da Folha.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fazer compra do mês, buscar embalagens econômicas e marcas mais baratas são práticas que têm se tornado mais comuns.

    "A prioridade do consumidor é manter o seu bem-estar. Para isso, ele pode mudar alguns hábitos", diz João Galassi, presidente da Apas.

    Ele ressalta, porém, que o cliente ainda não precisou abrir mão de nenhum item por causa da inflação nos supermercados, que deve ficar em 7% neste ano, segundo previsão da própria entidade.

    O número de viagens aos pontos de venda, por exemplo, caiu de 170, em 2012, para 156 no ano passado, segundo pesquisa da Kantar Worldpanel apresentada ontem.

    A redução dos canais está relacionada com a priorização das compras: 72% das idas aos supermercados destinam-se à compra do mês ou à reposição de itens básicos.

    A menor frequência e a busca por uma boa relação custo-benefício também mudam o planejamento de fabricantes. De acordo com pesquisa da Nielsen, as opções de embalagens econômicas tiveram um aumento de 60% nas 20 categorias com maior valor de vendas. É o caso de papel higiênico, sabão em pó e cerveja, por exemplo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024