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    Comércio recua 0,5% em março e dá sinais de esgotamento

    PEDRO SOARES
    DO RIO

    15/05/2014 09h20

    Protegido até então pelo aumento da renda, o comércio varejista já dá sinais de esgotamento e registrou queda de 0,5% de fevereiro para março, na comparação livre de influências sazonais (típicas de cada período).

    O dado foi divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (15).

    Em fevereiro, o indicador havia ficado estável, após crescer 0,4% em janeiro. Com isso, o comércio apresenta estabilidade no trimestre em relação aos três últimos meses de 2013.

    O varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, perda de 1,1% ante março de 2013. Foi o primeiro resultado interanual negativo depois de 12 meses de crescimento.

    Ainda assim, o comércio acumula alta de 4,5% no primeiro trimestre em relação a igual período do ano passado e também de 4,5% nos últimos 12 meses.

    O comércio já dá sinais de perda de ritmo após um longo ciclo de expansão. O recuo em março e a estabilidade em fevereiro já indicam o peso de juros mais altos, crédito mais escasso e caro e menor confiança de consumidores.

    Nos resultados de fevereiro para março, três das dez atividades pesquisadas obtiveram resultados positivos nas vendas: móveis e eletrodomésticos (1,5%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,5%).

    Tiveram queda outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,2%); veículos e motos, partes e peças (-0,6%); tecidos, vestuário e calçados (-0,8%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,0%); combustíveis e lubrificantes (-1,5%); material de construção (-3,1%); e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,5%).

    O fato do Carnaval neste ano ter caído em março também reduziu o número de dias úteis e afetou o desempenho de alguns setores.

    Editoria de Arte/Folhapress

    VEJA O CRESCIMENTO POR SETOR (em %)

    ATIVIDADES Mar/fev.14* Mar.14/mar.13 No ano 12 meses
    Comércio varejista ** -0,5 -1,1 4,5 4,5
    1. Combustíveis e lubrificantes -1,5 4 8,1 7,3
    2. Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo -1 -2,8 2,6 2,1
    2.1 Super e hipermercados -0,8 -3 2,4 2
    3. Tecidos, vestuário e calçados -0,8 -7,3 0,5 2,7
    4. Móveis e eletrodomésticos 1,5 3,8 6,5 6,1
    4.1 Móveis - 7,4 8,3 1,4
    4.2 Eletrodomésticos - 3,2 6,6 9,2
    5. Artigos farmacêuticos, med., ortop., perfumaria 0,5 9,6 12,7 11,4
    6. Equip. e material para escritório, informática e comunicação -4,5 -4,9 -0,7 5,8
    7. Livros, jornais, revista e papelaria 1,2 -8,2 -3,5 -0,2
    8. Outros artigos de uso pessoal e doméstico -0,2 -3,8 7,4 9,2
    Comércio varejista ampliado(**) -1,2 -5,7 2,1 3,2
    9. Veículos e motos, partes e peças -0,6 -16 -3,8 -0,4
    10. Material de construção -3,1 1,4 7,2 7,4

    (*) Séries com ajuste sazonal
    (**) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.
    (*) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10
    Fonte: IBGE

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