A General Motors pagará uma multa de US$ 35 milhões por ter demorado a anunciar um recall envolvendo milhões de veículos causado por falhas na ignição.
No acordo fechado com o Departamento de Transportes dos EUA, a companhia também se comprometeu a mudar a forma como investiga e administra as queixas relacionadas à segurança.
A multa, anunciada nesta sexta-feira (16), cobre apenas violações a leis de trânsito. Não encerra as investigações do Departamento de Justiça e de reguladores do mercado financeiro sobre o tema.
A GM demorou quase uma década para convocar os proprietários após descobrir o problema. A falha na ignição podia fazer o carro desligar em movimento e prejudicar o acionamento dos airbags. Ao menos 13 mortes foram relacionadas ao caso.
O primeiro recall foi anunciado no início deste ano e envolveu 2,6 milhões de unidades.
A onda de críticas sofrida pela montadora obrigou a marca a rever processos na área de segurança que já resultaram na convocação de mais de 10 milhões de veículos.
Ontem, a GM anunciou uma nova rodada de recalls, envolvendo cerca de 3 milhões de unidades.
"O fato é que a GM não nos notificou dentro do prazo. O que a GM fez foi burlar a lei e falhar em cumprir com as obrigações em relação à saúde pública. O silêncio pode matar", afirmou o secretário de Transportes, Anthony Foxx.
Para o procurador do Texas, Bob Hilliard, que representa famílias de vítimas fatais em acidentes causados pela falha, a penalidade representa uma tremenda vitória para a companhia.
RECALLS
As cinco campanhas envolvem uma série de defeitos e se concentram principalmente em modelos fabricados na última década em fábricas americanas, entre eles o Malibu, Pontiac G6, Saturn Aura e Corvette, além de outros.
Do total das unidades afetadas, mais de 2,7 milhões foram vendidos nos EUA, mais de 200 mil no Canadá, 1.200 no México e outros 76 mil foram exportados para outros países.
A GM do Brasil informou que está levantando se o chamado afeta modelos no Brasil.
Peter Morgan - 27.mar.2002/Reuters | ||
O modelo Saturn ION, um dos envolvidos no recall pelos problemas na ignição |