• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 02:54:36 -03

    Google passa Apple e se torna a marca mais valiosa do mundo, segundo ranking

    DE SÃO PAULO

    21/05/2014 13h35

    O Google ultrapassou a Apple como a marca mais valiosa do mundo, ao ser avaliado em US$ 158,8 bilhões, um crescimento de 40% em relação ao ano passado.

    O valor da Apple caiu 20% para US$ 147,8 bilhões. A empresa liderou o ranking BrandZ, desenvolvido pela Millward Brown Optimor, do grupo WPP, nos últimos três anos.

    Mesmo com queda de 4%, a IBM permaneceu em terceiro lugar, avaliada em US$ 107,5 bilhões.

    Em seguida estão Microsoft (4º lugar, com US$ 90,1 bilhões) e McDonald's (5º, com US$ 85,7 bi) (veja ranking completo abaixo).

    TECNOLOGIA

    O Google também foi a marca que teve a maior valorização no ramo de tecnologia entre 2013 e 2014.

    As marcas do setor entre as 100 mais valiosas somaram US$ 827 bilhões e correspondem a quase 30% do valor do ranking. No geral, o ramo de negócios cresceu 16%.

    Foi uma empresa desse grupo que apresentou a maior alta da lista. O valor da rede social e portal da internet chinesa Tencent aumentou 97%, de US$ 27,2 bilhões para US$ 53 bilhões.

    Na segunda posição ficou o Facebook, com um crescimento de 68%, o que o colocou no 21º do ranking, com valor de US$ 36 bilhões.

    O Twiiter o LinkedIn ficaram entre os 100 primeiros pela primeira vez, nas posições 71 e 78, respectivamente.

    O valor da primeira é de US$ 13,8 bilhões e da segunda, de US$ 12,4 bilhões.

    AMÉRICA LATINA

    Entre as 100 marcas mais valiosas não há nenhuma latino-americana. No ranking da região, a maioria é do ramo de bebidas.

    Em primeiro lugar, está a empresa mexicana de cerveja Corona, com US$ 8 bilhões, seguida pela brasileira Skol (US$ 7 bilhões).

    Produzido desde 2006, o ranking considera o valor financeiro da companhia ou a parte dele que responde pela marca e combina esse cálculo à capacidade da marca de gerar fidelidade.

    Os dados são retirados de mais de 150 mil entrevistas feitas com consumidores do mundo todo.

    Posição Marca Valor (em US$ bi) Variação entre 2013 e 2014
    1 Google 158,8 40%
    2 Apple 147,88 -20%
    3 IBM 107,541 -4%
    4 Microsoft 90,185 29%
    5 McDonald's 85,706 -5%
    6 Coca-Cola 80,683 3%
    7 Visa 79,197 41%
    8 AT&T 77,883 3%
    9 Marlboro 67,341 -3%
    10 Amazon.com 64,255 41%

    Fonte: Millward Brown Optimor

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024