• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 11:20:49 -03

    Apartamentos menores garantem ritmo mais acelerado de vendas

    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    29/05/2014 02h00

    A menor participação dos imóveis de 71 m² a 100 m² no mercado de lançamentos se deve um fato. A oferta até 70 m² tem crescido de forma consistente.

    "Está caindo porque cresce a oferta nos imóveis menores, que são a maioria entre os lançamentos", afirma o engenheiro Celso Amaral, diretor do Geoimovel e da Amaral d´Avila Engenharia de Avaliações.

    Pelo levantamento da Geoimovel, a participação desse segmento vem diminuindo ano a ano. Em 2010, 20% das unidades novas tinham entre 71 m² e 100 m² –em 2011, eram 17%, em 2012, 15%, e, em 2013, 14%. E do início deste ano até 19 de maio, eram 13%.

    IMÓVEL SOB MEDIDA

    Com o preço do metro quadrado mais alto em toda a cidade, as incorporadoras têm optado por plantas menores. É uma forma de contribuir para manter alta a velocidade de vendas.

    Segundo Amaral, a velocidade média de São Paulo é, historicamente, em torno dos 10%. Isso significa que uma a cada dez unidades lançadas é vendida em um mês.

    No estudo feito pela Geoimovel, algumas regiões da cidade conseguiram ultrapassar essa média histórica no ano passado. Nos bairros do centro, o indicador ficou em 23%, considerando os lançamentos feitos em 2013.

    "O que esse dado mostra é que o mercado e os consumidores redescobriram o centro de São Paulo", diz Amaral.

    Outras regiões também superaram a média histórica. É o caso das zonas leste e oeste. Com lançamentos de sucesso em bairros como Tatuapé, a região registrou uma velocidade de vendas de 17%. Na zona Oeste, onde os bairros de Pinheiros e Perdizes atraem muitos compradores, o ritmo foi de 19%.

    "Em contrapartida, a região sul teve uma velocidade de 1%. Esse é um dado muito ruim", diz Amaral.

    Segundo ele, os motivos desse resultado foram uma combinação de produtos muito caros, de tamanho elevado e oferta excessiva. "Começamos a ver [em 2014] sinais de que agora o mercado nessa região começa a se normalizar", diz.

    MAIS DIFÍCIL

    O mercado imobiliário começa 2014 com o pé no freio. Com vendas e lançamentos menores nos primeiros meses do ano, a estratégia das construtoras tem sido queimar estoque.

    A estimativa é que os preços médios cresçam pouco acima dos custos de construção neste ano (na casa dos 8% ao ano atualmente). O cenário só não será melhor para o comprador porque o valor dos terrenos continua pesando muito, assim como custo da mão de obra. (KARLA SPOTORNO)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024