• Mercado

    Tuesday, 07-May-2024 03:50:12 -03

    Venda de carros recua em maio e acumula queda de 5% no ano

    DE SÃO PAULO

    02/06/2014 19h55

    No último mês de negócios antes da Copa do Mundo, as montadoras tiveram mais uma retração nas vendas de carros. Foram comercializadas em maio 278,3 mil unidades, volume 0,6% inferior a abril e 7% abaixo do registrado em igual mês no ano passado.

    O resultado deixa a indústria ainda mais distante da previsão inicial de obter crescimento de 1% neste ano. A expectativa é de uma demanda menor nos próximos dois meses devido aos feriados do Mundial.

    De janeiro a maio, o mercado somou 1,334 milhão de unidades, queda de 5% em relação a igual período de 2013. Os números são preliminares e não incluem caminhões e ônibus.

    Reajustes de preços e crédito restrito estão entre os principais vilões do mercado neste ano, agravados ainda pelo menor crescimento da renda e a queda na confiança.

    Fabio Braga- 06.nov.13/Folhapress
    Patio da GM em São Bernardo do Campo (SP); com vendas em baixa, marcas acumulam estoques
    Patio da GM em São Bernardo do Campo (SP); com vendas em baixa, marcas acumulam estoques

    Com problemas no mercado interno e as restrições na Argentina, principal parceira do país, as montadoras têm recorrido a medidas para ajustar mão de obra, como suspensões temporárias dos contratos e PDVs (Planos de Demissão Voluntária).

    A PSA Peugeot Citroen, por exemplo, anunciou um programa para cerca de 650 funcionários que estavam com os contratos suspensos desde fevereiro.

    O cenário deve se complicar ainda mais a partir de julho, quando uma nova alta de imposto está prevista para a indústria. Na data, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) será totalmente recomposto -passa dos 3% atuais para 7%.

    Para tentar reverter o quadro de contração e evitar demissões em ano eleitoral, o governo estuda medidas para o setor. A mais provável é uma injeção de R$ 5 bilhões para financiar a aquisição de carros novos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024