• Mercado

    Sunday, 19-May-2024 07:59:21 -03

    Recall por airbag atinge 2,27 mi de carros da Toyota e pode afetar mais montadoras

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    11/06/2014 08h47

    A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira (11) um recall de 2,27 milhões de veículos por problema no sistema de airbag, que em casos extremos pode provocar um incêndio.

    A empresa, que nos últimos dois meses anunciou recall de quase 9 milhões de veículos, informou que os carros afetados são de 20 modelos distintos, incluindo o Corolla e o Yaris. O problema afeta 650 mil carros no Japão e 1,62 milhão no resto do mundo.

    A empresa ainda está apurando se veículos vendidos no Brasil também serão afetados.

    Um porta-voz da montadora em Tóquio informou que a empresa recebeu uma queixa de um cliente japonês, mas destacou que até o momento não foram registrados feridos ou acidentes relacionados ao problema.

    A Toyota anunciou que está ampliando o recall anunciado em abril de 2013, que envolvia 2,14 milhões de veículos fabricados entre 2000 e 2004. Os números de série então fornecidos pela Takata para os sistemas de enchimento possivelmente defeituosos estavam incompletos, disse a montadora.

    A japonesa Takata, que fabrica o sistema de airbag que deve passar pelo recall, é a segunda maior fabricante de equipamentos de segurança automotiva do mundo.

    Nos últimos cinco anos, 6,5 milhões de carros equipados com airbags da companhia foram convocados a participar de recalls pelo mundo.

    A Takata disse que mais recalls de outras montadoras podem ser anunciados. A empresa está com problemas em identificar possíveis defeitos em sistemas que datam de mais de uma década atrás.

    A fornecedora disse que descobriu erros de manutenção de registros em uma fábrica no México, onde os sistemas de enchimento possivelmente defeituosos foram fabricados em 2001 e 2002.

    CRISE

    Em abril, a Toyota anunciou o recall de 6,39 milhões de veículos por uma série de problemas técnicos. No mês passado, um novo problema afetou 520 mil carros, a maioria na América do Norte.

    Em fevereiro, já havia anunciado o recall de 1,9 milhão de veículos do modelo híbrido Prius.

    Em 2009 e 2010 a Toyota passou por uma crise sem precedentes, quando anunciou o recall de mais de 9 milhões de carros, principalmente nos Estados Unidos, por problemas nos pedais e no freio.

    Como consequência, a empresa teve que pagar em março uma multa de US$ 1,2 bilhão nos Estados Unidos por "enganar" os clientes no caso.

    A investigação da promotoria de Nova York concluiu que os acidentes fatais foram provocados provavelmente porque o piso do carro provocava o bloqueio do pedal. Um promotor acusou a Toyota de ter "mentido" por ter dissimulado o problema de fabricação.

    Até o momento, a empresa conseguiu evitar acusações penais em nível federal nos Estados Unidos, mas existem dezenas de ações de civis em vários Estados.

    O escândalo afetou a imagem da montadora japonesa, que desde então adotou a prudência extrema e anuncia com frequência recalls de milhares de veículos, inclusive por problemas que não afetam a segurança do veículo.

    GM

    Outro gigante do setor, a americana General Motors, enfrenta desde o início do ano outro escândalo de veículos com defeitos e em fevereiro anunciou o recall de 2,6 milhões de carros (Chevrolet Cobalt, Saturn Ion y Sky, Pontiac 5 e Solstice), fabricados entre 2003 e 2011, por um problema no sistema de arranque.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024