• Mercado

    Thursday, 09-May-2024 16:53:30 -03

    Folhainvest

    Pão de Açúcar mira nicho de mercado rápido para classe alta

    TONI SCIARRETTA
    DE SÃO PAULO

    16/06/2014 02h00

    Achar vaga no estacionamento, pegar carrinho, rodar quilômetros de gôndolas e ficar mofando na fila do caixa. Lá se foi, no mínimo, meia hora de supermercado após um longo dia de trabalho.

    O que é problema para parte da classe média alta de São Paulo gerou oportunidade para padarias 24 horas, como a Galeria dos Pães (zona central), e mercearias como o Santa Maria (zona sul).

    O nicho chamou atenção do Pão de Açúcar, maior varejista brasileiro, que decidiu criar a bandeira Minuto para atender a esse público.

    As lojas serão bem menores do que as do Pão de Açúcar tradicional e focarão produtos de consumo imediato como saladas, lanches, queijos, pães e frutas. Haverá ainda itens básicos de higiene pessoal e limpeza.
    Para não atrasar (nem comprometer o nome Minuto), o mercado promete ter caixa sempre aberto e rápido.

    A primeira loja será na rua Pamplona (zona central), com cinco caixas. O plano é abrir 110 lojas em 2014.

    Joel Silva/Folhapress
    Loja do Pão de Açúcar Minuto que fica na rua Pamplona, nos Jardins, em São Paulo
    Loja do Pão de Açúcar Minuto que fica na rua Pamplona, nos Jardins, em São Paulo

    "O modelo de supermercados de proximidade já é uma realidade em vários países. Na França, o Casino [dono do Pão de Açúcar] é um grande operador desse modelo com mais de 7.000 lojas e nove marcas", disse Ronaldo Iabrudi, presidente do grupo.

    As pequenas "delis" e mercearias são sucesso em Nova York, Londres e Paris. A diferença é que lá as lojas ficam na saída do metrô. Em São Paulo, precisam estacionamento e manobrista.

    Para se adequarem a espaços menores, essas lojas trabalharão com estoque baixo e reposição frequente de perecíveis. Isso esbarra na dificuldade logística de se deslocar em regiões com restrições a caminhões, além do barulho durante a madrugada.

    O brasileiro ainda exige pão fresco na padaria (o Minuto terá uma minipadaria) e serviço de corte de frios. As lojas não terão açougue nem peixaria. Esses produtos virão embalados.

    PÃO DE AÇÚCAR/MAR.2014
    Receita R$ 14,972 bilhões
    Número de funcionários 156 mil
    Concorrentes Santa Maria, Galeria dos Pães, St Marche (no segmento de mercados rápidos para classes A e B)

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024