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    Toyota faz recall do Corolla e diz para banco do passageiro não ser usado

    DE SÃO PAULO

    17/06/2014 10h33

    A Toyota abre recall do Corolla por falha no airbag dianteiro do lado do passageiro.

    O chamado envolve os modelos XEi e SEG, fabricados de 31 de maio de 2002 a 6 de agosto de 2003, com chassis com número de série 8500004 a 8530349.

    Ao todo, 28.148 unidades devem passar pela verificação.

    De acordo com a montadora, o airbag pode abrir de forma inadequada em caso de colisão frontal, com possibilidade de lesões ao passageiro. "Em casos remotos há o risco de incêndio e possíveis lesões graves, até mesmo fatais aos ocupantes do veículo", informou.

    A campanha será feita em duas etapas, ambas gratuitas. Na primeira, com início nesta terça-feira (17), a Toyota irá desativar temporariamente o airbag do lado do passageiro. Um adesivo será colocado no veículo informando da desativação.

    A empresa afirma ainda que o proprietário de um Corolla envolvido no recall não deve usar o banco dianteiro do passageiro para o transporte de pessoas até o comparecimento a uma concessionária para atender à primeira fase da campanha.

    A troca do airbag será feita na segunda etapa, que deve começar até o dia 3 de novembro. a montadora afirma que irá fazer nova convocação dos proprietários antes de iniciar o procedimento.

    Quem já passou pelo recall anterior, no qual o airbag foi substituído, não precisa comparecer novamente.

    O agendamento do atendimento deve ser feito em uma rede de concessionárias da Toyota. Mais informações podem ser obtidas no site www.toyota.com.br ou pelo telefone 0800 703 02 06.

    Confira aqui se sua montadora fez recall recentemente.

    Divulgação
    Corolla XEi ou SEG, que deve passar por recall por defeito no airbag
    Corolla, da Toyota, que deve passar por recall por defeito no airbag

    MUNDIAL

    O recall é parte de um chamado mundial da montadora japonesa e que afeta 2,27 milhões de veículos. O problema foi detectado após queixa de um cliente japonês.

    Esse chamado amplia o anunciado em abril de 2013, que envolvia 2,14 milhões de veículos fabricados entre 2000 e 2004.

    A japonesa Takata, que fabrica o sistema de airbag que deve passar pelo recall, é a segunda maior fabricante de equipamentos de segurança automotiva do mundo.

    Nos últimos cinco anos, 6,5 milhões de carros equipados com airbags da companhia foram convocados a participar de recalls pelo mundo.

    A Takata disse que mais recalls de outras montadoras podem ser anunciados. A empresa está com problemas em identificar possíveis defeitos em sistemas que datam de mais de uma década atrás.

    A fornecedora disse que descobriu erros de manutenção de registros em uma fábrica no México, onde os sistemas de enchimento possivelmente defeituosos foram fabricados em 2001 e 2002.

    CRISE

    Em abril, a Toyota anunciou o recall de 6,39 milhões de veículos por uma série de problemas técnicos. No mês passado, um novo problema afetou 520 mil carros, a maioria na América do Norte.

    Em fevereiro, já havia anunciado o recall de 1,9 milhão de veículos do modelo híbrido Prius.

    Em 2009 e 2010 a Toyota passou por uma crise sem precedentes, quando anunciou o recall de mais de 9 milhões de carros, principalmente nos Estados Unidos, por problemas nos pedais e no freio.

    Como consequência, a empresa teve que pagar em março uma multa de US$ 1,2 bilhão nos Estados Unidos por "enganar" os clientes no caso.

    A investigação da promotoria de Nova York concluiu que os acidentes fatais foram provocados provavelmente porque o piso do carro provocava o bloqueio do pedal. Um promotor acusou a Toyota de ter "mentido" por ter dissimulado o problema de fabricação.

    Até o momento, a empresa conseguiu evitar acusações penais em nível federal nos Estados Unidos, mas existem dezenas de ações de civis em vários Estados.

    O escândalo afetou a imagem da montadora japonesa, que desde então adotou a prudência extrema e anuncia com frequência recalls de milhares de veículos, inclusive por problemas que não afetam a segurança do veículo.

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