A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira (25) que lançará o primeiro sedã movido a células de combustível de hidrogênio em abril de 2015 no Japão ao custo de US$ 70 mil.
O automóvel, cujo nome provisório é FCV, receberá subsídios públicos no Japão para estimular a compra por particulares, instituições e empresas. Estados Unidos e Europa devem receber o carro em meados do ano que vem.
"Os veículos deste tipo não emitem dióxido de carbono [CO2]", lembrou o diretor-geral adjunto da Toyota, Mitsuhisa Kato.
"O hidrogênio é uma fonte alternativa especialmente promissora porque pode ser produzido a partir de várias energias primárias, incluindo a energia solar e a eólica", disse.
A Toyota começará a venda do novo carro por locais que tenham postos de recarga, principalmente na região de Tóquio, à espera da concretização do plano para construir cem postos em todo o país.
O veículo, que ainda está em fase de desenvolvimento, pode circular 700 quilômetros com apenas uma carga completa de hidrogênio –uma operação que leva três minutos, segundo a Toyota.
A tecnologia utiliza um sistema que gera eletricidade por meio de reações eletroquímicas entre o hidrogênio –que é armazenado em um tanque especial no carro– e o oxigênio do ar. A energia resultante põe o veículo em movimento, e o escapamento emite apenas vapor d'água.
Kazuhiro Nogi/AFP | ||
O vice-presidente da Toyota, Mitsuhisa Kato, apresenta o 1º veículo movido a hidrogênio da montadora |
HONDA
A montadora japonesa Honda Motor, rival da Toyota, já lançou um veículo movido a células de combustível de hidrogênio, mas com um número muito reduzido de exemplares.
A Honda pretende lançar um novo modelo em 2015 nos Estados Unidos e Japão.