• Mercado

    Friday, 03-May-2024 14:45:43 -03

    GM diz que chave de ignição defeituosa foi feita na China

    DA REUTERS

    25/06/2014 12h44

    A General Motors disse que a chave de ignição com defeito ligada ao recall de quase 3,4 milhões de carros foi feita na China, onde uma outra montadora descobriu um problema no início deste ano.

    A principal montadora dos Estados Unidos disse em um documento submetido na terça-feira (24) aos reguladores de segurança dos EUA que a chave usada nos modelos Chevrolet Impala, Monte Carlo, Buick LaCrosse e Lucerne, além de Cadillac DeVille e DTS, foi feita pela empresa baseada na China Dalian Alpes Electronics.

    O recall foi anunciado em 16 de junho.

    O problema da chave é semelhante ao defeito ligado a pelo menos 13 mortes em um recall anterior de 2,6 milhões de veículos Chevy Cobalt, Saturno Ions e outros carros, que levaram a uma multa recorde nos EUA de US$ 35 milhões e a inúmeras investigações federais e estaduais.

    Em ambos os casos, a chave de ignição pode ser alterada da posição de "mover", potencialmente afetando a direção hidráulica, freios e airbags.

    Ao contrário do recall ligado às 13 mortes, a GM disse que as chaves de ignição no mais recente recall não precisavam ser substituídas, mesmo estando "ligeiramente" abaixo da especificação da empresa para o torque –a força necessária para mover a chave da posição de funcionamento.

    Em vez disso, a GM disse que vai substituir ou reformular as chaves de ignição para eliminar uma fresta no final da chave que permite que um chaveiro balançando deslize para um lado e puxe a chave de ignição, tirando-a da posição de "mover".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024