• Mercado

    Friday, 03-May-2024 17:16:52 -03

    o brasil que dá certo - sul

    Mais pobre, parte sul do RS terá maior complexo eólico da América Latina

    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM PORTO ALEGRE

    27/06/2014 02h00

    Economicamente mais pobre que a industrializada metade norte do Estado, a parte sul começa a ver a chegada de pesados investimentos em parques eólicos.

    "Brincamos que os ventos no Rio Grande do Sul são sociais, pois é nas regiões mais empobrecidas que o recurso eólico é mais abundante", afirma Ricardo Rosito, do presidente do Sindicato das Empresas de Energia Eólica do Rio Grande do Sul.

    SUL
    Região tem indicadores acima da média

    Em Santa Vitória do Palmar e Chuí, a Eletrosul está implantando o maior complexo eólico da América Latina, no valor de cerca de R$ 3,5 bilhões –incluindo os custos com a linha de transmissão para escoamento da energia até a região metropolitana de Porto Alegre, em parceria com a Companhia Estadual de Energia Elétrica.

    São 470 quilômetros de linhas em extra-alta-tensão (525 kV), três novas subestações e ampliação de unidades já existentes. A previsão é que a obra seja concluída no mês de agosto.

    Com 583 MW de capacidade instalada, será capaz de atender aproximadamente 3,3 milhões de pessoas.

    Editoria de Arte/Folhapress
    O Rio Grande do Sul tem atualmente 21 parques eólicos em operação
    O Rio Grande do Sul tem atualmente 21 parques eólicos em operação

    Nessa região do Estado, a Eletrosul já controla o Complexo Eólico Cerro Chato (90 MW), em Santana do Livramento, que operação desde dezembro de 2011 e passa por uma ampliação de 78 MW.

    Ronaldo Custódio, da Eletrosul, diz que uma das vantagens da energia eólica é não competir com a matriz agropastoril dos municípios da região. "Nas últimas décadas, muito se falou em industrializar a metade sul.

    Agora surgiu uma possibilidade real, com uma atividade que se incorpora à pecuária, e que muda a cara da região", afirma.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024