• Mercado

    Monday, 20-May-2024 00:53:39 -03

    'Leilão' de termos no Google pode causar prejuízo

    FILIPE OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    14/07/2014 02h00

    O Google é uma ferramenta de divulgação útil para a maioria dos empreendedores. Porém os anúncios devem ser feitos com planejamento para serem efetivos e também para não pesarem no orçamento.

    O modelo adotado pelo Google e outros serviços de divulgação na internet segue a lógica de um leilão. Na plataforma AdWords, o empresário escolhe a que palavras ou expressões de busca quer que seu anúncio esteja associado –para cada uma há um valor mínimo.

    O anunciante, então, faz um lance em dinheiro por aquele termo. Quando alguém faz uma pesquisa, o Google mostra alguns dos anúncios relacionados, em uma ordem que varia com base no valor pago e também na relevância do conteúdo.

    O problema é que muitas palavras compradas com frequência têm preços elevados –o montante varia conforme a região, mas chega a R$ 20 por clique, diz Alexandre Suguimoto, presidente da Abradi-SP (associação de agências digitais). Com isso, campanhas que não têm um público específico podem dar um grande prejuízo.

    Tarcisio Marchiorato, consultor de marketing da Trajeto Digital, explica que também é possível melhorar a posição das empresas nos buscadores adicionando conteúdo ao site, como textos, fotos e vídeos -isso melhora os resultados chamados orgânicos, gratuitos.

    Mas demora mais para que essa estratégia comece a mostrar resultado: em geral, são seis meses.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024