• Mercado

    Wednesday, 26-Jun-2024 00:58:21 -03

    Falta de avanço em conversas com Mercosul é 'estranha', avalia europeu

    RENATA AGOSTINI
    DE BRASÍLIA

    17/07/2014 21h26

    O presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso, avalia como "estranho" a falta de avanço nas negociações com o Mercosul para a criação de uma área de livre comércio, enquanto o bloco segue firmando acordos com diversos países do mundo.

    A avaliação foi feita de forma discreta durante encontro promovido nesta quinta-feira (17) pela chefe da delegação europeia, Ana Paula Zacarias, para recepcioná-lo em sua chegada ao Brasil.

    Barroso fez um breve discurso, no qual elogiou a realização da Copa do Mundo no Brasil e os laços de amizade com o Brasil.

    Aproveitou para falar sobre as conversas para criação de uma área de livre comércio com o Mercosul. A troca de propostas deveria ter ocorrido em dezembro, mas até agora não foi agendada. E os dois lados já descartam que seja possível fazê-la este ano.

    Olivier Hoslet - 27.jun.2014/Efe
    O presidente da comissão europeia, o português José Manuel Durão Barroso
    O presidente da comissão europeia, o português José Manuel Durão Barroso

    ESPERA

    Em entrevista a Folha, Barroso afirmou que os europeus estão aguardando que o Mercosul finalize sua proposta. Quando isso acontecer, submeterão a oferta formulada aos Estados-membros.

    O presidente da Comissão Europeia reafirmou no encontro o interesse do bloco nas negociações.

    Ele lembrou que um acordo comercial com o Equador foi fechado nesta quinta e que está em curso um grande tratado com os Estados Unidos.

    Ele afirmou que não sabe dizer o que a presidente Dilma Rousseff pensa sobre a criação da zona de livre comércio e espera entender sua posição na sexta-feira (18), durante encontro agendado pela manhã no Palácio do Planalto.

    Barroso, que está no final de seu mandato à frente da Comissão, veio ao país para receber o título de Doutor Honoris Causa pela UNB (Universidade Nacional de Brasília), mas terá agenda intensa nos próximos dias.

    Além da reunião com Dilma, terá encontros no Itamaraty, no TCU (Tribunal de Contas da União) e compromissos no Rio de Janeiro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024