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    Via Varejo dobra lucro líquido e vê com otimismo cenário pós-Copa

    DE SÃO PAULO

    23/07/2014 13h59

    A rede de lojas de móveis e eletroeletrônicos Via Varejo –administradora das Casas Bahia e do Pontofrio– vê com otimismo o cenário de vendas após a Copa do Mundo, que catapultou as vendas de televisores. O impacto já pôde ser sentido no segundo trimestre, período em que o lucro líquido da empresa praticamente dobrou, somando R$ 187 milhões.

    A alta de 98% no resultado trimestral foi impulsionada por impacto menor de "outras despesas e receitas operacionais", que ficaram negativas em R$ 8 milhões. No mesmo trimestre do ano anterior, a cifra havia sido negativa em R$ 87 milhões.

    O lucro líquido ajustado da companhia teve alta de 26,5% ante 2013.

    A Via Varejo –que também comanda a fábrica de móveis Bartira e o CB Contact Center– já havia anunciado alta de 8% na receita líquida trimestral, a R$ 5,5 bilhões, em desempenho de vendas do GPA divulgado mais cedo neste mês.

    As vendas brutas em mesmas lojas, por sua vez, avançaram 5,7% no período, em ritmo mais fraco que o avanço de 9,5% registrado pelas lojas físicas da companhia no mesmo trimestre de 2013.

    Paulo Whitaker - 4.dez.2009/Reuters
    Dona da Casas Bahia e do Ponto Frio, Via Varejo dobra lucro líquido no trimestre
    Dona da Casas Bahia e do Ponto Frio, Via Varejo dobra lucro líquido no segundo trimestre de 2014

    OTIMISMO

    Em teleconferência com analistas, o diretor-presidente da Via Varejo, Líbano Barroso, disse que a empresa espera manter o nível de margem bruta no segundo semestre, após 31,1% de janeiro a junho.

    O executivo afirmou ainda que a Via Varejo "vê vendas pós-Copa claramente superiores às do mesmo período do ano passado. É uma tendência de poucos dias, mas nos deixa animados e confiantes", disse Barroso.

    Corroborando com a confiança de Barroso, o vice-presidente financeiro da companhia, Vítor Fagá, afirmou na teleconferência que a inadimplência dos consumidores no segundo trimestre e no início do terceiro está dentro do esperado para os períodos.

    "Não vemos deterioração de carteiras (de financiamento) recentes que não esteja relacionada à sazonalidade", disse Fagá. Mas ele fez uma ressalva, diante das incertezas da economia: "Tem que prestar atenção ao cenário macro, para mudar estratégia caso seja necessário", disse ele.

    LOJAS

    Sem ver motivos para uma mudança nos planos, a companhia manteve a meta de abrir 70 lojas no Brasil este ano. No primeiro semestre, a Via Varejo abriu 14 lojas da bandeira Casas Bahia.

    Ao mesmo tempo, a companhia fechou 32 lojas no segundo trimestre, dentro de acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e mais 3 em virtude performance fraca.

    "Estamos confortáveis com a abertura de 70 lojas este ano. As aberturas têm concentração maior no último trimestre do ano", afirmou Fagá.

    Entre os novos projetos da empresa, o Fagá afirmou que a empresa espera manter a cobrança de frete de mercadorias a clientes ao longo do ano e que a empresa está testando a viabilidade de cobrança de taxa para montagem de móveis. O executivo não deu mais detalhes.

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    VIA VAREJO - 2º TRI/2014
    Faturamento R$ 5,52 bilhões
    Lucro líquido R$ 186,5 milhões
    Total de funcionários 67 mil
    dívida de longo prazo R$ 550 milhões
    Principais concorrentes Máquina de Vendas (Insinuante e Ricardo Eletro), Magazine Luiza, Pernambucanas

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