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    Sem Copa, venda de veículos sobe em julho; comparação anual mostra queda

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    01/08/2014 19h46

    Balanço divulgado pela Fenabrave, a entidade das concessionárias de veículos, mostra que o setor fechou julho marcando queda de 13,9% nas vendas, comparativamente ao mesmo período do ano passado.

    No total, 294,8 mil veículos entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus foram emplacados no mês passado, o que representa uma alta de 11,8% em relação ao fraco resultado de junho.

    A alta nessa comparação se deve, porém, ao calendário comercial mais favorável de julho, que, sem contar os feriados de cidades-sede da Copa, teve três dias úteis a mais de venda.

    "Apesar dos últimos meses terem apresentado queda nas vendas, o mês de julho foi positivo para todos os segmentos, inclusive para os setores de automóveis e comerciais leves, pois tivemos 22 dias úteis contra 18 dias no mês anterior", afirmou presidente da Fenabrave, Flavio Meneghetti.

    Assim como já tinha acontecido no mês, a realização do Mundial de futebol prejudicou o desempenho do mês passado ao reduzir o movimento nas concessionárias. A queda nas vendas de veículos no acumulado do ano, que estava em 7,6% no fim de junho, subiu para 8,6%

    Em junho, a produção industrial recuou 1,4%, a quarta queda seguida no ano, segundo dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira (1º) e livres de efeitos sazonais.

    A parada forçada pela Copa do Mundo, os estoques em alta e a desconfiança do empresário levaram a indústria a acentuar sua crise.

    O governo federal decidiu no final de junho adiar para o final do ano o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre a venda de veículos, como forma de tentar evitar uma queda maior dos licenciamentos e recuo maior da produção.

    RECUPERAÇÃO

    A expectativa das montadoras é que o mercado comece a se recuperar com o tradicional aquecimento dos negócios no segundo semestre, a menor ocorrência de feriados nos próximos meses e os efeitos das medidas anunciadas há uma semana pelo Banco Central para irrigar o mercado de crédito ao consumo.

    Só no segmento de carros de passeio e utilitários leves, as vendas, de 279,8 mil unidades, caíram 13,6% no mês passado, ante igual período de 2013.

    Líder desse mercado, a Fiat teve 21% das vendas do mês passado, seguida por General Motors (17,9%), Volkswagen (17,5%) e Ford (9,1%).

    No mercado de caminhões, as vendas caíram 18% na comparação anual, somando 12,5 mil unidades no mês passado. O resultado mostra que a reação esboçada pelo setor de veículos comerciais entre abril e maio não se sustentou.

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