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    Perdas em supermercados chegam a R$ 5,3 bilhões

    CLAUDIA ROLLI
    DE SÃO PAULO

    14/08/2014 02h00

    As perdas nos supermercados brasileiros chegaram a R$ 5,3 bilhões em 2013.

    O valor representa 2,52% do faturamento líquido anual do setor, R$ 272,2 bilhões, considerando o ranking da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

    Em 2012, as perdas representavam 1,95% do faturamento então computado.

    Os dados constam de pesquisa do Provar (Programa de Administração de Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração) para a Abras.

    As perdas acontecem sempre que um produto registrado no estoque do supermercado deixa de ser faturado por fatores como roubo, quebra ou extravio de mercadorias, além de erros administrativos e problemas com fornecedores.

    Joel Silva/Folhapress
    Supermercado em São Paulo; perdas registradas do setor chegaram a R$ 5,3 bilhões em 2013
    Supermercado em São Paulo; perdas registradas do setor chegaram a R$ 5,3 bilhões em 2013

    As maiores perdas constatadas pelo levantamento estão nas seções de frutas, legumes e verduras; peixaria; padaria/confeitaria e têxtil.

    Por porte, são os supermercados de até 300 metros quadrados os que têm maior perda, 3,54%. As menores são nos atacarejos (venda no varejo pelo preço de atacado), 1,91%. Por região, o Norte tem o maior índice de perdas. O menor está no Sul do país.

    Seis em cada dez empresas consultadas informaram na pesquisa ter área de prevenção de perdas. Em 2012, esse percentual foi menor: 28%.

    Segundo o presidente da Abras, Fernando Yamada, o setor vem aprimorando, ano a ano, as formas de apurar as perdas com a criação e desenvolvimento de áreas de gestão de perdas, com profissionais capacitados. "Cada centavo economizado no item perdas vai direto para a coluna de lucratividade da empresa supermercadista", disse.

    No ano passado, 74% dos estabelecimentos investiram em treinamentos em prevenção de perdas. Em 2012, essa medida foi adotada por 32% dos consultados.

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