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    Com novos eletrodomésticos, indústria aposta em bebida feita em casa

    MARIANA BARBOSA
    DE SÃO PAULO

    27/08/2014 02h00

    Uma nova geração de eletrodomésticos que promete mudar a forma de produção e o consumo de bebidas industrializadas passou a movimentar o setor de bebidas.

    No sistema tradicional, fabricantes vendem o xarope ou o concentrado para uma engarrafadora, que adiciona água, acondiciona em embalagens PET ou Tetra Pak e distribui para os supermercados.

    No novo modelo, máquinas vão permitir ao consumidor produzir a bebida em porções individuais a partir de cápsulas, adicionando em casa a água encanada.

    Considerado a nova fronteira do mercado, o consumo de bebidas em casa ou no escritório, por meio de cápsulas, tem atraído gigantes como Coca-Cola e Pepsi. Não há números sobre o mercado de bebidas em cápsula em geral, mas só o segmento de cafés movimenta US$ 7 bilhões, sendo US$ 200 mil no Brasil, segundo a Euromonitor.

    A Coca-Cola investiu na principal concorrente da Nespresso nos EUA, a Keurig Green Mountain, e deve lançar, no segundo semestre, uma máquina de fazer refrigerantes em casa.

    O objetivo é concorrer com a SodaStream, máquina que permite produzir bebidas carbonatadas a partir de cápsulas com xarope e que ficou famosa com anúncio estrelado pela atriz Scarlett Johansson.

    Reprodução
    A atriz Scarlett Johansson em comercial da Sodastream
    A atriz Scarlett Johansson em comercial da Sodastream

    PIONEIRA NO BRASIL

    Mas a primeira máquina que produz todas as categorias não alcoólicas -quentes, frias e refrigerantes- foi lançada no Brasil nesta terça (27) pela Whirlpool, dona da Brastemp.

    Fruto de dez anos de investimentos em inovação, a B.blend é uma evolução do negócio de purificadores de água, que transformou a fabricante de geladeiras e fogões em uma prestadora de serviço. Em vez de vender filtros, a empresa os aluga e cobra uma mensalidade que cobre a manutenção.

    "Vamos participar de toda a cadeia, do desenvolvimento à fabricação, da comercialização à prestação de serviço", diz o presidente da Whirlpool, João Carlos Brega.

    Parte da tecnologia -como a leitura das cápsulas, que faz a máquina selecionar automaticamente a temperatura da água ou o gás- foi desenvolvida pela americana Bevyz, que começou nesse segmento produzindo máquinas para o mercado corporativo.

    Recentemente, a Bevyz também lançou uma versão doméstica, muito similar ao B.blend. A diferença, diz Fernando Yunes, diretor de Novos Negócios da Whirlpool Latin America, é que a Bevyz produz bebida com gás muito leve, que não se aproxima dos refrigerantes.

    O grande diferencial da B.blend, segundo Yunes, está em um compressor compacto, desenvolvido em parceria com a Embraco, com potência para fazer refrigerantes.

    A máquina da B.blend foi lançada foi lançada em evento no Itaim Bibi, tendo a apresentadora Didi Wagner como anfitriã. "Acabou a ditadura da garrafa", anunciou ela.

    As cápsulas do equipamento serão inicialmente importadas da Alemanha. Entre os sabores lançados estão suco de maçã, chá de ervas e refrigerante de cola.

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    WHIRLPOOL AL/2013
    FATURAMENTO R$ 9 bilhões
    LUCRO LÍQUIDO R$ 812,747 mi
    FUNCIONÁRIOS 15 mil (Brasil)
    CONCORRENTES Continental, Electrolux

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