• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 20:42:33 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Empresas receiam ousar no comércio exterior, diz secretário

    DE BRASÍLIA

    01/09/2014 02h00

    O setor privado receia ousar no comércio exterior, diz o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ricardo Schaefer. À Folha ele admite o peso do governo na abertura de mercados, mas afirma que é preciso engajamento da indústria.

    *

    Folha - Qual a importância das missões comerciais?
    Ricardo Schaefer - Tivemos um momento em que praticamente pegávamos as empresas pelas mãos e levávamos à missão. Era um esforço de diplomacia comercial. Ou a China faria isso e ocuparia nosso espaço. Não sei se continuaremos assim. Pedimos à Apex que intensificasse [seu papel]. Lá, as missões deram um salto. Aqui, caiu um pouco e estamos avaliando o melhor mix para 2015.

    Quanto aos destinos, houve concentração em emergentes.
    Há um papel indutor do governo, muitas vezes a empresa busca onde está acostumada a operar. Tenho forçado a barra com o setor calçadista, acostumado à Argentina. Não que não deva, mas, se a Argentina tem dificuldades, por que não vender à China?

    O setor calçadista tem diversificado os destinos.
    Mas tem caído o percentual de participação das exportações na produção de calçados. Qual a tendência de muitos setores? Pedir mais proteção [ao governo]. Sempre falo: tem que ser mais agressivo, há espaço para exportar.

    Houve redução nas missões lideradas pelo Mdic.
    Isso pode ser explicado pelo esgotamento do formato. Mas é interessante que, quando fazemos um esforço na África, o problema persiste.

    As empresas não mantêm o espaço ocupado?
    Às vezes caímos na armadilha do mercado doméstico robusto. O comércio exterior é sempre o resto da produção. Isso precisa mudar. Fiz uma missão ao Norte da África e tivemos dificuldade de achar empresas. Esperam que o governo faça o esforço. O setor privado ainda não acordou.

    2014 terá superavit comercial?
    Vamos sofrer, mas teremos.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024