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    Setores que recebem reclamações dizem investir em melhoria

    DE SÃO PAULO

    01/09/2014 02h00

    A maioria das reclamações no comércio eletrônico está ligada ao atraso na entrega, segundo a ABComm, associação que reúne lojas virtuais.

    "Isso muitas vezes depende das transportadoras."

    Reportagem da Folha desta segunda-feira (1º) mostra que o número de reclamações registradas no Reclame Aqui, site de defesa do consumidor que reúne e divulga queixas sobre serviços e produtos vendidos por empresas no país, deve triplicar em 2014.

    O SindiTelebrasil, que representa o setor de telecomunicações, afirma que investe em melhoria e que foi o mercado com maior índice de solução de problemas levados aos Procons em 2013.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fabricantes de celulares, representados pela Abinee, dizem que buscam aperfeiçoar o atendimento e calculam que dos 270 milhões de aparelhos no país em 2013, as reclamações sobre celulares representaram 0,036%.

    A ABTA (de TV paga) diz que "os números do site merecem uma análise mais detalhada, uma vez que apresentam oscilação muito grande".

    Já os fabricantes de produtos de linha branca, áudio e vídeo e linha de portáteis, por meio da Eletros, informam que as associadas desenvolvem produtos segundo as normas brasileiras e investem para oferecer itens de alta qualidade e tecnologia.

    A Febraban, que representa os bancos, diz que o setor investe nos canais de atendimento ao cliente e em capacitação de seus profissionais.

    "A maior conectividade e o avanço tecnológico têm trazido oportunidades e desafios."

    No segmento de cartões de crédito, a Abecs diz que suas associadas participam de fóruns de discussão para melhorar o atendimento.

    A entidade cita avanços que já ocorreram, como a maior clareza nas informações da fatura.

    A Associação Brasileira do Varejo Têxtil diz que não teve acesso ao estudo, que não representa o segmento de varejo de moda todo e que as associadas investem em treinamento, SAC e seguem o Código de Defesa do Consumidor.

    A entidade de educação não foi encontrada.

    Folhainvest

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