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    GM vai lançar carros que captam distração do motorista

    SALLY DAVIES
    DO "FINANCIAL TIMES"

    01/09/2014 12h56

    Motoristas que costumam olhar seus e-mails ou checar sua maquiagem quando estão parados em faróis terão que se cuidar.

    A GM, a montadora americana que tem as maiores vendas, se prepara para lançar os primeiros automóveis do mundo de produção em massa dotados de tecnologia de monitoramento de cabeça e olhos, que poderão identificar quando o motorista está distraído. A informação é de fontes informadas sobre os planos.

    O grupo australiano Seeing Machines, com ações listadas na Bolsa de Londres, fechou acordo com a Takata, fabricante de artigos de segurança, para fornecer à GM aparelhos de tracking para até 500 mil veículos ao longo dos próximos três a cinco anos.

    Os aparelhos vão começar por medir a rotação da cabeça, para alertar o motorista se ele não estiver passando tempo suficiente olhando para certas áreas, como a rua à frente do carro ou o espelho retrovisor.

    "A segurança não é algo que vende muitos carros, o que vende bem é o que é 'sexy'", disse Ken Kroeger, executivo-chefe da Seeing Machines. "Mas, uma vez as câmeras presentes nos carros, elas poderão ser ampliadas para outras finalidades."

    A GM se negou a comentar seus planos futuros para seus produtos.

    SENSORES

    O carro está na próxima fronteira do uso de sensores "inteligentes" para reunir e processar dados sobre o consumidor, além da casa e do local de trabalho. A iniciativa faz parte da disputa crescente para saber quem pode usar tecnologia para ganhar dinheiro com motoristas -quer seja com aplicativos no painel de controle, música streaming ou até a possibilidade de assistir a filmes em carros que se dirigem sozinhos.

    "A chave para o fabricante de automóveis se diferenciar está em como ajuda o consumidor a criar e compartilhar conteúdos", disse o analista Thilo Koslowski, do grupo de pesquisas Gartner. "A experiência do usuário é uma oportunidade ainda não explorada que vai determinar quem será o líder neste espaço."

    Os fabricantes de veículos estão aumentando suas ofertas digitais, reagindo ao receio de que grupos de tecnologia roubem participação de mercado deles na era dos "carros conectados" que está chegando. A consultoria automotiva SBD estima que o número de veículos conectados vai aumentar de 5,4 milhões em 2012 para 36 milhões em 2018, o que representaria quase um terço de todos os carros previstos para ser vendidos nesse ano.

    Kroeger disse que, com o equipamento da Seeing Machine, o motorista poderá eventualmente ativar um app simplesmente olhando para um ponto determinado no carro e então tocando um botão na direção. Os aparelhos também poderiam ser usados para detectar a identidade do motorista, como modo de proteger contra roubos -ou de impedir um adolescente de usar o carro da família depois das 22h.

    A tecnologia traz à tona questões importantes de privacidade relativas a como fabricantes e seguradoras vão armazenar e tratar as informações, mas os aparelhos da Seeing Machines não vão armazenar ou transmitir os dados, pelo menos não inicialmente.

    SEGURO

    Seguradoras já estão investindo em telemática para monitorar o comportamento de condutores, usando smartphones e "caixas pretas", que transmitem dados de volta e ajustam os prêmios de seguro de acordo com o uso que o consumidor individual faz do carro.

    As máquinas da Seeing Machine envolvem câmeras com algoritmos capazes de identificar elementos dos rostos dos motoristas, como a rotação da cabeça e a frequência em que o motorista pisca os olhos. O aparelho impõe essas informações sobre um mapa tridimensional do interior do carro, para que ele possa identificar, com precisão de um grau, para o que o motorista está olhando.

    A empresa está investindo em tecnologia que poderá identificar a intensidade com que o condutor está pensando, monitorando a dilatação de suas pupilas, e que combina informações faciais com sensores de sinais vitais como ritmo cardíaco e nível de álcool no sangue.

    A notícia está saindo no momento em que a GM e a Takata enfrentam controvérsias em torno de seus produtos. A montadora está sendo investigada pelo Congresso americano por não ter feito o recall de milhões de veículos ao longo de mais de uma década, apesar de falhas no mecanismo de ignição. Várias montadoras, incluindo GM, Toyota e BMW, fizeram o recall de milhares de carros devido a um defeito nos airbags da Takata.

    Tradução de CLARA ALLAIN

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