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    Símbolo do Canadá, Tim Hortons ganha fama mundial após negócio

    DANIEL LINS
    DE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    08/09/2014 02h00

    Quando a Burger King adquiriu a cadeia canadense de cafés Tim Hortons, por cerca de US$ 12,5 bilhões, provavelmente foi a primeira vez que boa parte do mundo, fora da América do Norte, viu a marca da companhia nos jornais.

    Mas as lojas da Tim Hortons são onipresentes no Canadá, com mais de 3.000 unidades espalhadas por todas as províncias, o dobro do número de restaurantes da rede McDonald's no país.

    A fusão com o Burger King criará a terceira maior operadora de fast food do planeta, expandindo o império gerido pela companhia brasileira de investimento 3G Capital.

    É praticamente impossível caminhar mais que alguns quarteirões em qualquer grande cidade canadense sem ver uma das unidades da franquia, e tomar um café com donut na Timmy H (o apelido carinhoso que os frequentadores regulares dão à rede) é considerado um modo essencialmente canadense de começar o dia.

    O que confere à Tim Hortons esse status de ícone da cultura pop no Canadá?

    Uma explicação pode estar nas dificuldades internas do país com relação à identidade nacional. O Canadá é um país com reputação excepcionalmente boa em meio à comunidade internacional.

    Warren Toda/Efe
    Lanchonete da rede Tim Hortons na cidade de Toronto, no Canadá
    Lanchonete da rede Tim Hortons na cidade de Toronto, no Canadá

    Seus cidadãos, no entanto, enfrentam grande desafio para identificar no que consiste exatamente a identidade nacional canadense, que parece estabelecida de maneira vaga.

    Os Estados Unidos têm o rock e três grandes esportes nacionais. A riqueza cultural do Brasil ganhou a atenção do mundo, principalmente com a música e a comida.

    No entanto, o Canadá também tem especificidades. Poutine, feito à base de batatas fritas, queijo e um molho cor de caramelo, é um prato delicioso, se preparado do jeito certo, e é comum esquecer que muitos ícones da cultura pop das últimas décadas são canadenses, mesmo que tenham feito fama nos EUA.

    Mas há uma coisa que, a despeito de tudo, continua a ser inabalavelmente canadense: o hóquei sobre o gelo. É, de longe, o esporte mais jogado no país, tanto profissional quanto amador. A popularidade do hóquei no Canadá pode ser comparada à obsessão brasileira pelo futebol.

    E não é coincidência que a cadeia Tim Hortons leve o nome de, e tenha entre seus fundadores, um dos mais famosos atletas do hóquei no século 20, Tim Horton.

    Além do nome emprestado do fundador, a empresa patrocina dez times de hóquei profissional e a Tim Horton Children's Foundation dá oportunidades a crianças canadenses carentes.

    Mas não é só a associação com o mais popular esporte canadense que faz da Tim Hortons um símbolo nacional. O fato de que uma cadeia de lojas de café, fundada em 1964, tenha conquistado posição tão proeminente na cultura canadense indica a necessidade que as pessoas têm de um senso consolidado de identidade.

    O Canadá é um país jovem, estabelecido constitucionalmente em 1867 e ainda sofrendo as dores de desenvolvimento que a formação de um povo coeso envolve.

    Mas a importância futura de sua presença na comunidade mundial como um país progressista não pode ser subestimada. E o café e os donuts da Tim Hortons provavelmente fazem mais bem que um café da manhã cheio de bacon e ovos.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

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