• Mercado

    Friday, 03-May-2024 18:13:59 -03

    Vale anuncia acordo de cooperação com chinesa para transportar minério

    DA REUTERS

    12/09/2014 09h02

    A mineradora Vale informou nesta sexta-feira ter firmado acordo com a China Ocean Shipping Company(Cosco) para cooperação estratégica no transporte marítimo de minério de ferro.

    Pelo acordo, quatro navios VLOCs com capacidade de 400 mil toneladas, que atualmente pertencem e são operados pela Vale, serão transferidos para a Cosco e afretados para a Vale em contrato de longo prazo de 25 anos. Segundo a Vale, o valor da transação será divulgado após sua conclusão.

    A companhia também deve assinar um contrato de afretamento de longo prazo com a Cosco para transportar minério de ferro do Brasil por dez novos navios Valemax, que serão construídos pela Cosco.

    O acordo é parte de um contínuo esforço da Vale para poder se concentrar no negócio de mineração.

    Mas a operação poderia também pavimentar caminho para negociações mais produtivas com a China –maior importadora global de minério– sobre a atracação dos Valemax nos portos chineses.

    Isso é provavelmente benéfico para a Vale em termos de facilitar entradas nos portos da China, disse o analista Jayendu Krishna, da consultoria Drewry.

    "Claro que isso vai ajudar imensamente em termos de redução dos custos de frete", declarou Krishna.

    A proibição para a Vale atracar seus grandes navios nos portos chineses tem frustrado as tentativas da mineradora de reduzir os custos de frete e competir com rivais australianas, como BHP Billiton e Rio Tinto, que estão mais perto de China.

    Armadores chineses se opuseram ao acesso para os grandes navios da Vale, dizendo que eles poderiam agravar uma oferta excedente de embarcações.

    Qualquer redução de custos para a Vale seria bem-vinda no momento em que os preços do minério de ferro estão na mínima de cinco anos no mercado chinês devido ao excedente de oferta.

    PREÇO

    A Vale tem sido afetada pela queda recente no valor do minério de ferro, que já teve baixa de 40% em 2014 e encerrou sua era dourada, segundo analistas.

    O preço da commodity encerrou esta quinta-feira (11) a US$ 81,90 no mercado à vista chinês. A cotação é a menor desde 22 de setembro de 2009, ano marcado pelos efeitos da crise financeira global.

    A queda no preço é um desafio para a companhia, que já teve lucro 46,1% menor no segundo trimestre em comparação com os três primeiros meses do ano.

    A Vale exporta cerca de 150 milhões de toneladas do produto para a China e tem planos para dobrar a quantidade até 2018.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024