• Mercado

    Tuesday, 07-May-2024 09:24:21 -03

    Cidade chinesa instala calçadas especiais para andar usando celulares

    DE SÃO PAULO

    15/09/2014 17h45

    Chongqing, uma das principais cidades da China, criou uma calçada especial para as pessoas que andam pela rua vidradas nas telas de seus smartphones.

    A prefeitura pintou o chão da calçada sinalizando faixas e sentidos exclusivos para os usuários dos telefones, como numa espécie de ciclovia para viciados em tecnologia. Ao lado do novo passeio público, uma placa anuncia: "Primeira calçada para celulares na China". Porém, abaixo, há um alerta: "Caminhe nesta faixa por seu próprio risco".

    A calçada foi dividida em dois, de modo a permitir o tráfego de pessoas que ainda preferem utilizar a calçada convencional.

    Segundo o jornal britânico "The Guardian", a iniciativa é uma cópia da realizada pelo canal National Geographic em Washington, nos Estados Unidos, em julho.

    O "The Washington Post" informou que a ação tem por objetivo alertar a população de que a a falta de atenção ao caminhar pode prejudicar o fluxo de pedestres. A China possui mais de 700 milhões de usuários de celulares.

    A publicação cita ainda que o problema não é apenas dos chineses. Segundo estudo realizado pela Universidade de Washington, um em cada três americanos está ocupado em um smartphone ao atravessar cruzamentos perigosos, o que pode levar os pedestres a passar por situações de risco. O departamento de transportes dos Estados Unidos também já alertou para a ligação entre os hábitos ao celular e mortes de pedestres no país.

    Até hoje, nenhuma cidade decidiu levar adiante um projeto para instalar calçadas especiais para os usuários de smartphones em larga escala. E, a julgar pela confusão dos pedestres em Chongqing, é possível que a iniciativa não seja tão bem sucedida.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024