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    McDonald's venderá café em mercados do Canadá para enfrentar Tim Hortons

    DE SÃO PAULO
    DA REUTERS

    16/09/2014 11h27

    O McDonald's está disponibilizando seu café moído McCafé nos supermercados canadenses neste mês, anunciou a gigante do fast-food nesta terça-feira (16), como parte de sua campanha ampla para ganhar participação de mercado em um país dominado há muito tempo por rivais como Tim Hortons e Starbucks.

    A competição para atrair consumidores de café do Canadá tem se intensificado nos últimos anos, enquanto rivais têm entrado no território do McDonald's ao expandir seus próprios menus de café da manhã e almoço a fim de atrair novos clientes e elevar o gasto por visita.

    "Todo mundo está tentando disputar clientes", disse o presidente-executivo do McDonald's no Canadá, John Betts, à Reuters.

    Warren Toda/Efe
    Tim Hortons é a grande aposta do Burger King para ganhar espaço no café da manhã
    Compra da Tim Hortons é a grande aposta do Burger King para ganhar espaço no café da manhã

    Betts diz que desde que assumiu as operações no Canadá, em 2008, seu foco ajudou a dobrar a participação de mercado do McDonald's em café e triplicar suas vendas de café. O McDonald's lançou a marca McCafé no Canadá em 2011.

    "Tivemos um crescimento de dois dígitos em uma base composta ao longo dos últimos cinco anos na hora do café da manhã em termos de tráfego e vendas. Este é um crescimento de categoria significativo para nós", disse.

    O McDonald's do Canadá está fazendo uma parceria com a Kraft no país para vender seu café moído ensacado, bem como os formatos de porções individuais para a Tassimo e Keurig nos supermercados.

    DISPUTA

    O confronto no mercado canadense de lanchonetes que servem café da manhã deve se acirrar com a compra da Tim Hortons pelo Burger King, por US$ 11,5 bilhões.

    Se o negócio for adiante e obter aprovação dos órgãos regulatórios do Canadá e dos Estados Unidos, o McDonald's terá de enfrentar sua grande rival em um mercado em que, atualmente, está em desvantagem.

    Isso porque a Tim Hortons possui cerca de 3.000 unidades espalhadas pelo país, enquanto a rede de fast-food tem apenas metade desse número. Sem mencionar que o McDonald's seguirá enfrentando a tradição que a empresa já possui no país.

    A canadense e a Burger King são controladas pelo fundo 3G Capital, dos investidores brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles. O trio optou por ingressar no mercado global de cafés da manhã, que está em expansão, para competir com a Starbucks.

    Além disso, a aquisição permitirá à nova companhia, resultante da fusão, pagar impostos no Canadá, onde a carga tributária é menor, em comparação com as taxas praticadas nos Estados Unidos. Para tentar evitar essa mudança, senadores americanos chegaram a pedir à multinacional para permanecer no país.

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