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    'Efeito Alibaba' beneficiará abertura de capital da CNova, dizem analistas

    DA REUTERS

    16/09/2014 15h07

    A badalada listagem do gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba no mercado acionário norte-americano deverá beneficiar o plano de abertura de capital da CNova, empresa que reúne operações de varejo online do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e do seu controlador francês Casino.

    A companhia combina os sites do Extra, Casas Bahia e Pontofrio, da brasileira, com os endereços online da CDiscount, do Casino, na França, Colômbia, Tailândia e Vietnã.

    A avaliação é de fontes do mercado financeiro, algumas com conhecimento direto da operação, além de especialistas em e-commerce consultados pela Reuters às vésperas da precificação da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do Alibaba, fundada pelo chinês Jack Ma, que ocorrerá nesta semana.

    O tamanho vultuoso da oferta do Alibaba, de mais de US$ 22 bilhões deve acabar jogando luz sobre o setor, ajudando outras empresas mais do que atrapalhando o lançamento de outros IPOs na área, afirma um executivo de um banco de investimento à Reuters.

    "Tudo leva a crer que (o Alibaba) vai fazer a operação com sucesso", afirmou o executivo.

    "Isso naturalmente vai trazer uma capacidade de reciclagem de dinheiro. O pessoal ganha dinheiro [com o IPO do Alibaba], vende um pouco e entra em outros negócios. Você está vendo muita gente se mexendo justamente por causa do Alibaba. Ele é âncora e vai descarregar o resto da turma", acrescentou.

    CNOVA

    Segundo duas fontes do mercado financeiro familiarizadas com os planos da CNova, o IPO da empresa na Nasdaq deve ser feito entre o fim deste ano e início de 2015.

    "O momento não poderia ser melhor", disse uma das fontes, que falou sob condição de anonimato, explicando que a oferta do Alibaba aumentará as referências de valor para o setor, dando parâmetros para o cálculo do IPO de CNova, movimento que já tinha ganhado força com a listagem da também chinesa JD.com nos EUA, em maio.

    Em relatório recente sobre o assunto, os analistas Fabio Monteiro e Thiago Andrade, do BTG Pactual, estimaram que a oferta da CNova sairá com um desconto em relação às empresas chinesas JD.com e Alibaba e à norte-americana Amazon.

    Ainda assim, eles esperam que a listagem da CNova represente uma criação de valor "relevante", adicionando potencial de alta de até 18% para a ação do GPA e de até 31% para o papel da Via Varejo, principais sócias da Nova Pontocom com cerca de 96% do seu capital.

    FRISSON

    Maior varejista do Brasil, o GPA anunciou em maio que pretendia combinar os negócios da sua controlada Nova Pontocom com as atividades de varejo online do Casino em uma companhia ainda sem nome, que deveria ser listada nos EUA.

    No mês seguinte, a já batizada CNova pediu registro na Securities and Exchange Commission (SEC), comissão de valores mobiliários americana. Na última atualização do documento submetido à SEC, a companhia informou vendas líquidas de US$ 2,1 bilhões no primeiro semestre, período em que teve um prejuízo líquido de US$ 54,7 milhões.

    A planejada abertura de capital da CNova nos EUA –investida que deverá financiar sua expansão, inclusive para novos países– ganha força em um momento de frisson para o setor de tecnologia no mercado de capitais.

    Um estudo da PwC indica que durante o primeiro semestre de 2014 houve mais negócios concluídos e dólares levantados em IPOs de tecnologia do que em todo o ano de 2013 –marcas que ainda devem ser catapultadas no ano pela abertura de capital do Alibaba.

    IPO HISTÓRICO

    Após ter lançado a operação na semana passada, o titã chinês registrou em dois dias demanda suficiente dos investidores para cobrir toda a oferta. Diante da procura, a companhia elevou a estimativa de preço por ação para entre US$ 66 e US$ 68, frente à faixa inicial de US$ 60 a US$ 66.

    O IPO, que já estava posicionado para ultrapassar a oferta do Facebook como maior listagem de tecnologia da história, poderá superar a abertura de capital do Banco Agrícola da China de US$ 22,1 bilhões, em 2010, como maior IPO do mundo.

    Na visão da diretora de pesquisas da consultoria especializada em tecnologia Forrester, Zia Wigder, o IPO do Alibaba não ameaça imediatamente a atratividade para os investidores de outras empresas de comércio eletrônico com operações fortes em países onde a empresa chinesa não é dominante.

    No Brasil, o Alibaba traduziu seu site Aliexpress para o português. Em julho, assinou um memorando de entendimento com os Correios com o objetivo de ajudar empresas brasileiras, especialmente as menores e médias, a acessar o mercado chinês por meio de suas plataformas. Esses movimentos não representam, por ora,uma ameaça significativa ao crescimento da Nova Pontocom.

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    Alibaba - 2ºtri/2014
    Receita US$ 2,54 bilhões
    Lucro líquido US$ 1,99 bilhão
    Número de funcionários 24 mil
    Principais concorrentes Amazon, Ebay, JD (na China)

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