• Mercado

    Wednesday, 01-May-2024 17:04:36 -03

    Para conquistar clientes, Mercedes 'populariza' parcelamento

    EDUARDO SODRÉ
    EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

    17/09/2014 02h00

    Para justificar a construção de fábricas nacionais, as marcas de luxo precisam conquistar novos clientes e aumentar o volume de vendas de seus carros. Por isso, a expressão "crédito facilitado" passou a fazer parte da rotina de vendedores acostumados a negócios com valores superiores a R$ 100 mil.

    A Mercedes-Benz é a mais recente fabricante a utilizar essa tática. Durante a apresentação do utilitário GLA, que será feito no Brasil a partir de 2016, a empresa anunciou um plano de financiamento com entrada reduzida e parcela residual no fim do plano, que faz as parcelas mensais ficarem menores.

    No caso da versão mais simples do GLA (R$ 132,9 mil), o cliente dará uma entrada de R$ 40 mil e terá de pagar mais 29 prestações de R$ 2.799. No fim do contrato, haverá uma parcela correspondente a 30% do valor original do bem.

    Planos como esse já eram disponibilizados para financiamentos de carros de marcas generalistas, como Chevrolet e Fiat. Atualmente, além da Mercedes, a Audi oferece condições similares.

    Divulgação
    Lançamento do Mercedes GLA; utilitário esportivo de luxo será produzido no Brasil
    Lançamento do Mercedes GLA; utilitário esportivo de luxo será produzido no Brasil

    Hoje, cerca de 40% dos automóveis dessas marcas são vendidos por meio de financiamento, número baixo para o mercado brasileiro. Por exemplo, 87% dos Fiat Palio emplacados no primeiro semestre deste ano estão sendo pagos em parcelas.

    Quem estiver disposto a pagar pelo GLA terá um carro com motor 1.6 turbo (156 cv) e bom desempenho no asfalto. O objetivo da marca é vender mil unidades até o fim deste ano e chegar a 10 mil emplacamentos por ano a partir do início da produção em Iracemápolis (a 163 km de São Paulo).

    A fábrica, que está em fase de construção, é parte de um investimento de R$ 500 milhões. O sedã Classe C também será feito lá.

    RETOQUE À JAPONESA

    Enquanto a Mercedes tenta "popularizar" o acesso a seus carros, a Toyota busca elevar as vendas do Etios deixando-o mais equipado.

    A principal novidade da linha 2015 é a inclusão de um sistema com GPS, DVD, televisão e câmera de ré na versão topo de linha Platinum 1.5 (a partir de R$ 49.120).

    Todos as opções passam a trazer banco do motorista com regulagem de altura. Os preços partem de R$ 38.380 (hatch) e R$ 42.470 (sedã).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024