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    Alibaba pode vender mais de US$ 22 bi em ações em maior IPO da história

    DA REUTERS

    18/09/2014 10h41

    O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba Group está preparado para vender cerca de US$ 22 bilhões em ações nesta quinta-feira (18), coroando duas semanas de apresentações do IPO que atraíram grande interesse de investidores em todo o mundo, no que pode ser a maior oferta pública inicial de ações já feita.

    As ações devem ser precificadas após o fechamento dos mercados nesta quinta-feira, às 17h do horário de Brasília, iniciando a negociação na Bolsa de Nova York na sexta-feira sob o código "BABA".

    Os investidores, interessados no rápido crescimento da China e na evolução do setor de Internet, têm clamado por ações da companhia desde que executivos do alto escalão do Alibaba, incluindo o co-fundador e presidente-executivo do conselho, Jack Ma, iniciaram as apresentações na semana passada.

    O Alibaba, que responde por mais transações do que a Amazon.com e eBay combinados, elevou a faixa de preço do IPO para entre US$ 66 a 68 por ação devido à forte demanda.

    Reprodução
    O Tmall, controlado pelo grupo Alibaba, é um dos maiores do comércio eletrônico da China
    O Tmall, controlado pelo grupo Alibaba, é um dos maiores do comércio eletrônico da China

    No máximo dessa faixa de preço, o IPO levantaria quase US$ 22 bilhões, o suficiente para ultrapassar a oferta do Facebook como maior listagem de tecnologia da história. Entretanto, se os subscritores exercerem a opção de vender mais ações, a estreia no mercado do Alibaba superará a listagem do Banco Agrícola da China em 2010, de US$ 22,1 bilhões, como maior IPO do mundo.

    "Acreditamos que a faixa atual de preço de US$ 66 a 68 subestima significativamente o potencial de crescimento de longo prazo da empresa", disse o analista Neil Doshi, da CRT Capital, em nota da equipe de análise em que iniciou a cobertura das ações com uma recomendação de "compra".

    Nos 15 anos desde que Ma fundou a empresa em seu apartamento de um quarto, o Alibaba tornou-se responsável por cerca de 80% de todo o comércio online realizado na China, a segunda maior economia do mundo. A empresa também se ramificou em áreas como pagamentos eletrônicos e investimento financeiro.

    A complexa estrutura de governança do Alibaba e os investimentos externos de Ma levantaram questões sobre potenciais conflitos de interesse e sobre a capacidade dos investidores de influenciar a estratégia do Alibaba.

    A empresa decidiu listar suas ações em Nova York depois de representantes da bolsa de Hong Kong terem rejeitado seu pedido para permitir que um pequeno grupo de membros da companhia nomeasse a maioria do Conselho. A Hong Kong Exchanges e Clearing, que opera a bolsa, tem uma política contra empresas com múltiplas classes de ações com diferentes direitos de voto, mas agora está considerando o afrouxamento dessas regras.

    IMPACTO

    O Alibaba planeja expandir seus negócios nos Estados Unidos e na Europa após o negócio. Mas nos Estados Unidos, pelo menos, a companhia não é amplamente conhecida: uma pesquisa da Ipsos constatou que 88% dos norte-americanos não tinham ouvido falar da empresa.

    Na visão da diretora de pesquisas da consultoria especializada em tecnologia Forrester, Zia Wigder, o IPO do Alibaba não ameaça imediatamente a atratividade para os investidores de outras empresas de comércio eletrônico com operações fortes em países onde a empresa chinesa não é dominante.

    No Brasil, o Alibaba traduziu seu site Aliexpress para o português. Em julho, assinou um memorando de entendimento com os Correios com o objetivo de ajudar empresas brasileiras, especialmente as menores e médias, a acessar o mercado chinês por meio de suas plataformas. Esses movimentos não representam, por ora,uma ameaça significativa ao crescimento da Nova Pontocom.

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    Alibaba - 2ºtri/2014
    Receita US$ 2,54 bilhões
    Lucro líquido US$ 1,99 bilhão
    Número de funcionários 24 mil
    Principais concorrentes Amazon, Ebay, JD (na China)

    Folhainvest

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