• Mercado

    Friday, 03-May-2024 11:13:45 -03

    Santander realizará oferta para adquirir filial brasileira em outubro

    DA EFE

    18/09/2014 10h51

    O Banco Santander anunciou nesta quinta-feira (18) que realizará no dia 30 de outubro a Oferta Pública de Aquisição (OPA) pelos 24,75% que não controla da filial brasileira.

    A data foi divulgada em comunicado à Bolsa de Valores de São Paulo. No documento, o grupo espanhol não especificou o período que os acionistas minoritários do Santander Brasil terão para considerar a proposta e decidir se aceitam ou não a oferta.

    A operação realizada pelo Santander tem por objetivo concentrar a liquidez de seus papéis na Espanha.

    Na segunda-feira (15), a junta do banco aprovou uma ampliação de capital de € 4,6 bilhões de euros (R$ 13,8 bilhões) para realizar a operação, que havia sido anunciada em abril. Para tanto, serão emitidas até 665 milhões de ações do banco, o que representa 5,62% do Santander.

    O Santander é o quarto maior banco no Brasil, país que mais gera lucro às contas da empresa, com cerca de 27,3 milhões de clientes pelo território nacional.

    Cesar Manso/AFP
    Presidente do conselho do Santander, Ana Botín, participou de assembleia em que acionistas decidiram aumentar o capital do grupo para comprar as ações da subsidiária brasileira
    Presidente do conselho do Santander, Ana Botín, participou de assembleia em que acionistas decidiram aumentar o capital do grupo para comprar todas as ações da sua subsidiária brasileira

    ASSEMBLEIA

    A nova presidente do Conselho de Administração do banco, Ana Botín –que assumiu o cargo após a morte de seu pai, Emilio Botín, aos 79 anos, participou da assembleia de acionistas para a aprovação do aumento de capital. Na ocasião, Ana declarou que o negócio fortalece a política de diversificação do grupo, que considera como a "chave para consolidar essa nova fase de crescimento".

    Durante o evento, a presidente manifestou confiança na recuperação da economia brasileira. De acordo com a executiva, o país "superará o período de desaceleração econômica pelo qual está passando".

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024