• Mercado

    Wednesday, 08-May-2024 02:47:44 -03

    Vendas de caminhões da Volvo caem com fraqueza da economia na Europa e Brasil

    DA REUTERS

    18/09/2014 16h04

    A Volvo, segunda maior fabricante mundial de caminhões, registrou uma queda maior que a esperada nas remessas de caminhões em agosto, com o peso da desaceleração na Europa - sobretudo de sua marca Renault no seu mercado doméstico, a França - e com a fraqueza persistente no Brasil.

    Os embarques de caminhões das marcas do grupo - Volvo, Mack, UD Trucks e Renault - caíram 8% na comparação anual contra uma previsão média de analistas de uma queda de 1,5% em pesquisa da Reuters.

    Na América do Sul, onde a fraca economia do Brasil tem sido um grande empecilho para o mercado de caminhões em 2014, os embarques caíram 42%, atingidos pela queda na demanda e uma redução dos estoques dos seus revendedores.

    Os embarques de caminhões da marca Renault, somente, caíram 32% na Europa durante o mês, disse a Volvo.

    A empresa, que disputa a liderança do mercado com a alemã Daimler e com as marcas MAN e Scania, da Volkswagen, disse que as entregas na Europa, seu mercado principal, caíram 19%.

    "Isto era, em certa medida, o que temíamos", disse o analista do Handelsbanken Hampus Engellau.

    "O problema é que a Volvo tem tido um desenvolvimento mais fraco na Europa devido a um mercado muito fraco na França, onde a Renault tem uma participação de mais de 30% do mercado", disse.

    Os embarques na América do Norte, que tem sido um dos poucos mercados de brilho para a Volvo neste ano, subiram 22%.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024