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    Saiba o que fazer para não atrasar pagamentos na greve dos Correios

    DE SÃO PAULO

    18/09/2014 17h53

    Com o início da greve dos Correios em sete Estados nesta quinta-feira (18), é possível que haja atrasos na entrega de correspondências, apesar da companhia afirmar que a rede de atendimento e os serviços, incluindo Sedex e Banco Postal, estarem funcionando.

    É preciso ficar atento para evitar o pagamento de juros e multas por causa de contas a pagar não entregues pela companhia. Neste caso, a associação de consumidores Proteste alerta para a necessidade de entrar em contato direto com a empresa credora para resolver as pendências financeiras antes do vencimento das contas.

    É importante lembrar que o cliente não está automaticamente isento da cobrança de encargos pelo atraso no pagamento por causa da greve.

    O consumidor deve solicitar à empresa um outro meio para cumprir o débito como, por exemplo, a emissão de uma segunda via pela internet, depósito em conta ou fatura por fax ou e-mail. Caso a companhia responsável pela cobrança não disponibilize alternativas, ela deverá prorrogar o prazo de vencimento.

    Se o consumidor receber a conta com pagamento de multa ou juros, apesar de ter negociado com a empresa credora, então os valores poderão ser questionados na Justiça. O cliente poderá recorrer à entidades de direito ao consumidor, como o Procon, ou, em caso de pedido de indenização, ao Juizado Especial Cível responsável.

    O consumidor também tem direito a pleitear ressarcimento caso o atraso na entrega de encomendas pelos Correios cause prejuízos.

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