• Mercado

    Tuesday, 07-May-2024 23:32:09 -03

    Indústria de café prevê alta de preços se safra passar por seca

    ISABELA PALHARES
    DE RIBEIRÃO PRETO

    19/09/2014 02h00

    A Abic (Associação Brasileira das Indústrias de Café) não promete "segurar" a alta do preço do café para o ano que vem 2015, como fez neste ano, caso a próxima safra seja afetada pela seca.

    A afirmação é de Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da associação. Segundo ele, as indústrias reduziram a margem de lucro para não repassar ao consumidor a alta do preço da saca do café.

    "Algumas indústrias chegaram a pagar a matéria-prima [grãos de café] até 80% mais cara, mas aumentaram o produto em apenas 18% ou 20%. No próximo ano, não vão ter mais 'gordura' para segurar a alta", disse.

    Edson Silva/Folhapress
    Sacas de café da última safra em cooperativa em Franca
    Sacas de café da última safra em cooperativa em Franca

    Segundo estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), feita em agosto, a falta de chuva de dezembro a fevereiro impactou na formação dos frutos, o que fez com que a safra de 2014 ficasse 8% menor do que a do ano passado.

    O café tem periodicidade bianual. Isso significa que, após um ano com boa safra, a produção cai no ano seguinte. Portanto, a safra deste ano deveria ser maior que a de 2013, que teve produção de 49,1 milhões de sacas.

    Anselmo Magno, da Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas), de Franca, diz que, apesar da queda na produção, os produtores em geral foram beneficiados com os altos preços.

    "Se na nossa região a produção caiu até 15%, por outro lado vendemos a saca por até o dobro do preço do ano passado. O problema é para a próxima safra, pois os estoques estarão baixos com duas safras pequenas", disse.

    Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a saca do café subiu 51% entre janeiro e agosto, alcançando R$ 437,20.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024