• Mercado

    Tuesday, 07-May-2024 12:10:21 -03

    Caixa lidera atraso em pessoa física, segundo Banco Central

    EDUARDO CUCOLO
    DE BRASÍLIA

    23/09/2014 02h00

    Levantamento inédito do Banco Central mostra que a Caixa é o banco com maior nível de atraso em quase todas as principais modalidades de crédito para pessoas físicas, entre as quatro maiores instituições do país.

    O BC considera atrasadas as prestações vencidas há pelo menos 15 dias -após 90 dias elas são classificadas como inadimplentes.

    A situação é de atraso de 15% das operações de crédito pessoal sem desconto em folha de pagamento, segundo dados de junho de 2014. É o triplo do no Bradesco (5%), que tem o segundo maior percentual na modalidade.

    A Caixa também lidera em atrasos nas linhas de crédito consignado (3,9%), veículos (4,2%) e habitação (0,6%). O banco é o segundo colocado, com 12% de parcelas não pagas, no cartão de crédito, atrás do Bradesco (14%).

    A situação contrasta, por exemplo, com a de outra instituição financeira estatal, o Banco do Brasil, que registra o menor nível de atrasos em todas essas modalidades entre os grandes bancos.

    Editoria de Arte/Folhapress

    O maior percentual verificado no BB é nas operações com cartão de crédito (6%), metade do registrado no concorrente estatal. Nas linhas crédito consignado, veículos e habitação, as parcelas vencidas e não pagas representam menos de 1% do total.

    Uma das diferenças entre os bancos é que a Caixa não tem ações em Bolsa. Seus resultados ficam com o governo, que tem mais liberdade para usar a instituição para dar crédito a clientes que teriam o financiamento negado em outras instituições.

    O BB, por outro lado, é uma empresa de capital aberto e tem acionistas privados.

    Os dados têm como base os números da central de risco de crédito do BC, o SCR.

    Na média, a Caixa tem um nível de atraso de 2%, o dobro do verificado no BB (1%), mas a metade dos 4% do Bradesco e do Itaú.

    A média mais baixa se deve ao fato de a Caixa ter 75% da sua carteira concentrada em crédito imobiliário, linha de menor risco, enquanto os concorrentes têm atuação mais diversificada.

    A atuação da Caixa para estimular o crédito ao consumo desde 2008 faz com que a instituição seja hoje o banco com a maior carteira de crédito para pessoa física. São R$ 390,3 bilhões em financiamentos para tais clientes, o que representa 29% do crédito ao consumidor no país. O BB, segundo colocado, responde por 19% do total.

    RESPOSTA

    Procurada, a Caixa informa que sua carteira tem inadimplência (atraso maior de 90 dias) em linha com o mercado de pessoa física.

    "Em que pese o SCR indicar percentuais de atraso superior acima de 15 dias, a dinâmica da carteira pessoa física da Caixa está vinculada à sua estrutura de garantias, que atua como forte mitigador, explicando a redução dos índices de atrasos em prazos mais altos", afirma a instituição.

    "Para os casos mencionados, o ideal é usar o índice de inadimplência", completa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024