• Mercado

    Tuesday, 30-Apr-2024 15:41:33 -03

    OMC reduz previsões de crescimento do comércio para este ano e 2015

    DA REUTERS

    23/09/2014 14h13

    O comércio global de bens crescerá menos do que o esperado neste ano e no próximo, e fatores incluindo conflitos regionais e o surto do Ebola estão ameaçando um rápido retorno à expansão mais forte, afirmou nesta terça-feira a Organização Mundial do Comércio (OMC).

    O comércio de bens aumentará 3,1% em 2014, bem menos do que os 4,7% que a OMC projetou em abril. A organização citou "crescimento do PIB mais fraco do que o esperado e demanda baixa por importação no primeiro semestre", de acordo com comunicado.

    Em 2015, o comércio deve crescer 4%, em vez dos 5,3% esperados anteriormente, ainda bem abaixo da média de 20 anos de 5,2% e "riscos existem na forma de tensões geopolíticas, conflitos regionais e crises de saúde".

    Economistas da OMC haviam visto anteriormente condições para que o comércio mais forte retornasse após dois anos de queda, mas em vez disso ele estagnou no início de 2014. De acordo com a organização, o desempenho é atribuído a diminuição da demanda por importações nos países em desenvolvimento, além do clima desfavorável nos Estados Unidos e o aumento de imposto sobre vendas no Japão.

    A possibilidade de piora das tensões sobre a Ucrânia, aprofundamento de conflitos no Oriente Médio e elevado pânico com o surto de Ebola na África ocidental pesaram sobre as estimativas, indicou a OMC.

    As importações pela América do Sul e Central devem cair 0,7% neste ano, conforme as economias são afetadas por uma combinação de conflito civil, preços fracos de commodities que não são combustíveis e a redução do crescimento em mercados exportadores asiáticos, disse a organização.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024