• Mercado

    Thursday, 02-May-2024 16:58:14 -03

    Equipada, zona oeste vira centro das intenções

    DANIELLE FONSECA
    DE SÃO PAULO

    25/09/2014 02h00

    A zona oeste de São Paulo é a queridinha da vez de quem busca uma casa nova.

    Com bairros bem servidos de infraestrutura, serviços e lazer, a região está ocupando a preferência que já foi da zona sul, segundo profissionais do mercado imobiliário.

    "As pessoas estão mais exigentes sobre onde morar. A zona oeste cumpre vários requisitos e caiu no gosto do público", diz Fernando Dallalana Ribeiro, da área comercial da incorporadora MDL Realty.

    OPORTUNIDADES IMOBILIÁRIAS

    Com a cotação em alta, a região recebe lançamentos e dá origem a oportunidades.

    A zona oeste é a terceira em volume de estoque na cidade, encerrando o primeiro semestre deste ano com 4.504 unidades, considerando os imóveis lançados há no máximo 36 meses e ainda à venda, de acordo com dados do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário).

    Parte da oferta disponível deve-se à liderança da região em número de lançamentos nos primeiros seis meses deste ano, com 3.409 unidades.

    O nível dos estoques, no entanto, elevou-se na cidade toda. Ao final dos seis primeiros meses do ano eram 21.145 unidades –acima das 19.692 com que terminou o ano passado.

    Editoria de Arte/Folhapress

    PÉ NO FREIO

    Após resultados acima das expectativas em 2013, o mercado vê uma forte desaceleração das vendas neste ano.

    Em resposta, as construtoras seguraram os lançamentos e partiram para ações promocionais, a fim de reduzir a oferta.

    Até junho, foram lançadas 11.261 unidades, queda de 19,5% em relação ao primeiro semestre de 2013. Já as vendas recuaram 48%, para 9.054 unidades – o menor volume para um primeiro semestre desde 2004.

    "Vivemos um período de ajustes e 2014 está sendo um ano atípico, com Copa do Mundo, eleições presidenciais e indicadores econômicos negativos", diz Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP. "Isso gerou insegurança no comprador e no incorporador."

    Neste cenário de retração nas vendas e estoque mais elevado, o consumidor fica fortalecido na hora de negociar a compra.

    Esta edição se propõe a fazer um raio-x das oportunidades imobiliárias das zonas oeste e sul da capital paulista, além de Alphaville.

    Na edição desta sexta (26), serão mostrados os destaques das zonas norte, leste, centro e da região do ABCD paulista.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024