• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 19:25:39 -03

    Montadoras darão férias coletivas no Paraná

    DE SÃO PAULO

    26/09/2014 02h00

    Com a queda nas vendas e nas exportações de automóveis, as montadoras voltam a paralisar a produção, apesar de o período tradicional de férias coletivas de fim de ano estar próximo.

    Volkswagen e Renault anunciaram que irão interromper temporariamente suas linhas de montagem em São José dos Pinhais (PR). Em ambas, o motivo é o ajuste do estoque em relação à demanda do mercado.

    No caso da montadora francesa, as férias coletivas irão durar dez dias (de 13 a 22 de outubro), abrangendo 2.500 funcionários da linha de montagem de carros e 500 da fábrica de motores. Durante o período, cerca de 10 mil veículos e 12 mil motores deixarão de ser produzidos.

    A Volkswagen não divulgou a data exata para o início das férias coletivas em São José dos Pinhais, mas estima que a parada aconteça entre meados de outubro e o início de novembro, afetando o primeiro turno da fábrica.

    Outra montadora que estuda interromper parte de sua produção durante os próximos dois meses é a Mitsubishi, que possui fábrica em Catalão (GO). A empresa confirma que está considerando conceder férias coletivas para os funcionários.

    Porém, de acordo com o sindicato que representa os metalúrgicos da região, essa paralisação já foi definida e ocorrerá no período entre 14 e 24 de outubro.

    CASOS RECENTES

    As interrupções têm sido comuns em 2014. Há outros casos recentes: a Ford concedeu férias coletivas para seus funcionários de São Bernardo do Campo (SP) entre os dias 1º e 5 de setembro e a Nissan anunciou suspensão temporária do contrato ("layoff")de 290 funcionários da fábrica de Resende (RJ).

    Até o início de setembro, cerca de 1.300 empregados do setor entraram em "layoff" até janeiro de 2015 e outros 7.500 receberam férias coletivas ou folgas em razão de paradas técnicas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024