• Mercado

    Saturday, 04-May-2024 18:00:38 -03

    Cliente reclama de fila, e redes dizem investir em solução

    DE SÃO PAULO

    19/10/2014 02h00

    Filas longas, falta de produtos, estacionamento sempre cheio, mercadoria sem preço, falta de atendentes e mau atendimento. Esses são os principais problemas relatados nos últimos 12 meses pelos consumidores em 71 supermercados, segundo pesquisa da CVA Solutions.

    A maior reclamação é quanto às filas, citadas por quase a metade dos entrevistados. Entre as grandes redes, o problema é mencionado por clientes do Bompreço, do Guanabara e do Extra.

    A falta de produtos é queixa recorrente entre frequentadores do Dia%, do Prezunic e do Assaí. O estacionamento lotado é citado por fregueses das redes Guanabara, Dia% e Atacadão.

    "É esperado que um supermercado que tem foco em preço tenha fila e estacionamento lotado. Ele investe menos em serviços para compensar no preço", diz o consultor Eduardo Terra.

    Para contornar os problemas, as redes informam que investem em tecnologia, treinamento e em serviços para fazer a fila andar e melhorar a qualidade de atendimento.

    O Extra informa que investiu na capacitação de 17,5 mil operadores de caixa e ampliou em 10% a contratação.

    O Prezunic admite que teve problema de abastecimento nas lojas. "Colocamos em prática um plano de ações que possibilitou a normalização do sortimento das lojas."

    O Assaí, atacarejo do grupo Pão de Açúcar, informa que tem investido na melhoria do layout das lojas e nos serviços para atender seu público. "O modelo de negócio preza pela adequação do sortimento e em oferecer vantagem econômica para compras de grandes volumes."

    O Pão de Açúcar confirma que fez um esforço para melhorar a competitividade dos preços, com objetivo de atender a diferentes clientes e necessidades de compras.

    O Carrefour afirma que avalia a satisfação dos clientes e que intensificou a formação de seus funcionários, com treinamentos voltados para o atendimento. Neste ano, o grupo fez 132 mil horas de treinamento para sua equipe em duas marcas: Carrefour e Atacadão.

    "Está em curso um forte plano de investimento para renovação das lojas."

    O Atacadão diz monitorar a satisfação da clientela para garantir a melhor combinação entre sortimento e preço. "A rede realiza pesquisas diárias de mercado. As lojas são planejadas para oferecer estrutura adequada para que os clientes tenham o melhor custo-benefício na hora de suas compras", afirma.

    Walmart, Dia% e Guanabara não comentaram o tema. O representante do Guanabara não foi localizado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024