• Mercado

    Wednesday, 08-May-2024 11:51:26 -03

    Efeito do petróleo na balança comercial é principal incógnita

    RAQUEL LANDIM
    DE SÃO PAULO

    23/10/2014 02h00

    Ao lado da certeza sobre a perda no valor de exportação de soja e minério de ferro (veja arte ao lado), a grande incógnita para o desempenho da balança comercial brasileira é o petróleo.

    O deficit da "conta petróleo" vem diminuindo gradativamente, por conta do aumento de produção da Petrobras e da desaceleração do crescimento da importação de combustíveis, provocado pelo fraco desempenho da economia.

    No ano passado, o setor registrou um rombo de US$ 23 bilhões em sua balança comercial. Neste ano, o prejuízo deve diminuir para algo entre US$ 17 bilhões e US$ 19 bilhões. Mas as estimativas para 2015 ainda estão muito díspares.

    A queda do preço do barril seguramente vai diminuir o prejuízo com a importação de combustíveis. Além disso, a produção da Petrobras, que vinha muito fraca, deve seguir se recuperando.

    A estatal, ainda, promete refinar mais combustível com a entrada em funcionamento da primeira fase da unidade de Abreu e Lima, em Pernambuco.

    "Ainda não sabemos qual vai ser o ritmo de refino e, consequentemente, de exportação de petróleo bruto da Petrobras", diz José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

    "Por enquanto é temerário fazer previsões."

    Editoria de Arte/Folhapress

    JÁ NESTE ANO

    Além do impacto nas exportações em 2015, a queda no preço das commodities já foi em parte absorvida pela balança comercial neste ano.

    As exportações de minério de ferro em 2014 devem cair cerca de US$ 6,6 bilhões em relação ao ano passado.

    A expectativa dos analistas é que os preços médios do produto exportado pelo país sigam caindo em 2015, o que pode representar US$ 4 bilhões a menos em vendas externas.

    Segundo Rodrigo Maciel, sócio da Strategus Consult, o preço do minério de ferro foi prejudicado pelas medidas tomadas pela China para desacelerar sua economia.

    O gigante asiático cortou o financiamento imobiliário e desestimulou os investimentos em infraestrutura -dois setores que consomem muito minério.

    Maior produtor de aço do mundo, a China é o maior consumidor mundial de minério de ferro. O país responde por 60% dos negócios globais do produto transportado por navios.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024