• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 18:56:59 -03

    Taxa de desemprego recua para 4,9%, mas número de ocupados fica estável

    LUCAS VETTORAZZO
    DO RIO

    23/10/2014 09h06

    A taxa de desemprego no país chegou a 4,9% em setembro, ante 5% em agosto, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (23) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

    O resultado foi o menor para meses de setembro desde 2002, quando começou a série histórica, e veio abaixo da média das estimativas de analistas consultados pela agência Bloomberg (5,1%).

    No entanto, o volume de pessoas ocupadas em setembro (23,10 milhões) apresentou uma leve queda de 0,2% frente a agosto (23,13 milhões), o que é considerado estabilidade pelo IBGE. Já em relação a setembro do ano passado (23,19 milhões), o recuo foi de 0,4%. A pesquisa abrange seis regiões metropolitanas do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Taxa mensal de Desemprego
    Taxa mensal de Desemprego

    Segundo o IBGE, o contingente de desocupados (desempregados, mas que estão em busca de emprego) foi estimado em 1,18 milhão em setembro, com queda de 3,1% ante agosto (1,22 milhão) e de 10,9% frente a setembro de 2013 (1,32 milhão).

    O rendimento médio real dos trabalhadores foi de R$ 2.067,10, com alta de 0,1% sobre o valor de agosto e de 1,5% na comparação com setembro de 2013.

    MOTIVOS

    Um dos motivos que explica o leve recuo no número de ocupados mesmo com queda na taxa de desemprego é o aumento da parcela das pessoas na chamada PNEA (População Não Economicamente Ativa), que são aquelas que não estão trabalhando e por algum motivo também não estão procurando emprego.

    Quando a pessoa entra no indicador de inatividade deixa de fazer parte da taxa de desocupados. Em setembro, a PNEA atingiu 19,15 milhões de pessoas, com alta de 0,7% em relação a agosto (19,01 milhões) e de 0,6% frente a setembro do ano passado (18,46 milhões).

    REGIÃO METROPOLITANA TAXA DE DESEMPREGO (EM %)
    Recife 6,70
    Salvador 10,30
    Belo Horizonte 3,80
    Rio de Janeiro 3,40
    São Paulo 4,50
    Porto Alegre 4,90

    Fonte: IBGE

    Segundo a técnica do IBGE Adriana Araújo Beringuy, há alguns motivos que podem explicar o grande contingente de pessoas que não estão em busca de emprego. Entre eles está a manutenção da renda média dos trabalhadores em patamares altos, o que permite às famílias, por exemplo, manter os jovens por mais tempo longe do mercado de trabalho para se dedicar aos estudos.

    Pode também ocorrer de um trabalhador se aposentar e não querer buscar uma nova ocupação, já que a PNEA, explicou, é geralmente formada por jovens e pessoas mais velhas. De acordo com a técnica, o percentual de pessoas que deixaram de procurar emprego por falta de oportunidade– o chamado "desalento"– vem diminuindo.

    "A PNEA vem crescendo, mas sem necessariamente estar associada ao aumento do desalento. O crescimento dessa população inativa está localizado sobretudo nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O crescimento dessa população, contudo, não está associado à redução da ocupação. Tem ocorrido mais a transferência de desocupados para inativos do que a redução das ocupações, o que denota um crescimento da parcela de pessoas que não querem trabalhar", disse.

    INATIVOS

    Do total de inativos, 90,64% são de pessoas que, segundo o IBGE, não gostariam de trabalhar. Outros 6,99% são de pessoas que estavam disponíveis e gostariam de trabalhar. Já 2,38% deles gostariam, mas não estão disponíveis, e 2,85% são de pessoas que tiveram algum contato com o mercado de trabalho nos últimos dois meses, mas depois de deixarem o emprego pararam de buscar uma nova oportunidade.

    O chamado "desalento", que são as pessoas que pararam de procurar por não conseguirem oportunidade nos últimos seis meses, recuou em setembro (7.885) e representou 0,04% das pessoas na PNEA. Na comparação com agosto, o desalento recuou 2,5% e, em relação a setembro de 2013, teve diminuição de 0,8%.

    FORMALIZAÇÃO

    A pesquisa mostrou ainda que o emprego com carteira assinada interrompeu a expansão observada nos últimos meses, apresentando queda de 0,2% frente a agosto e de 0,8% ante setembro de 2013.

    O emprego informal, sem carteira, também mostra sinais de recuo, com queda de 0,6% ante agosto e de 7,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024