• Mercado

    Saturday, 27-Apr-2024 20:26:53 -03

    Bilionário George Soros compra rede brasileira de hotéis Atlantica

    DE SÃO PAULO

    24/10/2014 02h00

    O megainvestidor George Soros concluiu a compra da rede de hotelaria brasileira Atlantica Hotels, administradora das marcas Quality e Radisson, entre outras. O negócio já havia sido aprovado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em agosto, sem restrições.

    De acordo com o despacho do ato de concentração do Cade publicado na época, o fundo de investimentos Quantum Strategic Partners, detido pelo Grupo Soros, adquiriu 74,5% das ações.

    Como parte da mesma operação, um outro fundo estrangeiro, o Tao Capital Partners, um "family office", que administra fortunas de famílias, adquiriu 20% das ações. Os valores envolvidos na operação não foram revelados.

    Segunda maior rede hoteleira do país e 94ª no ranking mundial, a Atlantica foi fundada por Paul Sistare, que permanece do negócio como presidente-executivo.

    O conselho de administração será liderado pelo norte-americano Doug Geoga, executivo com ampla experiência no setor e que já presidiu o grupo Hyatt.

    "Nós estamos satisfeitos em firmar essa parceria com Soros e Tao, ambos investidores focados em negócios de longo prazo e com ampla expertise em apoiar o crescimento de companhias ao redor do mundo. Nossos planos de crescimento mantém-se os mesmos", afirmou Sistare em um comunicado.

    A Atlantica faturou R$ 653 milhões no ano passado e administra 85 hotéis. Há um ano, a empresa anunciou um agressivo plano de crescimento, com investimentos de R$ 3 bilhões e a meta de chegar a 160 hotéis até 2017.

    A Altantica administra as marcas próprias Go Inn e by Atlantica Hotels (parceria com hotéis independentes) e as marcas dos grupos Choice (Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality e Clarion) e Carlson Rezidor (Radisson e Park Inn by Radisson).

    A empresa tem 5.500 funcionários e mais de 14 mil apartamentos para hospedagem em 44 cidades do Brasil.

    Lançada em 1996, com uma franquia do Sleep Inn, em Varginha (MG), a Atlantica foi idealizada pelo americano Barry Conrad, empresário que fez carreira na hotelaria e que foi presidente do Burger King.

    Conrad morreu em um acidente aéreo antes do lançamento da Atlantica, mas o sócio Sistare deu prosseguimento aos planos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024