• Mercado

    Sunday, 28-Apr-2024 17:22:21 -03

    Pesquisa mostra que dinheiro causa conflito em 16% dos casais

    DE SÃO PAULO

    29/10/2014 12h04

    Pesquisa encomendada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pelo portal de educação financeira "Meu Bolso Feliz" mostra que muitos casamentos podem acabar em briga quando o assunto é dinheiro.

    O estudo ouviu 656 pessoas de todas as capitais brasileiras para analisar a relação que o consumidor tem com as finanças pessoais e revelou que 16,7% dos brasileiros casados declaram que a maneira como eles gastam o próprio dinheiro é motivo de briga dentro de casa.

    Quando o casal está inadimplente, com contas em atraso, os casos de conflito por causa das finanças aumentam. Entre as entrevistas feitas com esse grupo, 22,7% dos entrevistados revelaram passar por conflitos relacionados a dinheiro.

    Para José Vignoli, educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz, os números mostram que grande parte dos problemas de relacionamento começa quando o assunto é dinheiro, mas nem sempre isso é percebido claramente pelos casais.

    "Na maioria dos casos, o dinheiro vem disfarçado nas discussões. Se falta dinheiro para saírem juntos, por exemplo, o problema pode ser percebido como falta de romantismo. Se não sobra dinheiro para comprar roupas novas, o problema pode ser entendido como desleixo do parceiro. Se não há dinheiro para levar os filhos ao cinema, o conflito pode ser percebido como falta de carinho e atenção", afirma.

    O resultado mostra a importância de falar sobre finanças mesmo antes de casar e de manter o assunto como habitual durante o casamento, mas nem sempre é fácil. "O tema [dinheiro] é difícil de abordar, é tabu como o sexo", declara a psicóloga Cleide M. Bartholi Guimarães, especialista em terapia de casal com foco em finanças e autora do livro "Até Que o Dinheiro nos Separe" (Editora Saraiva).

    "Desde o início do relacionamento a pessoa já consegue ter uma ideia de como o parceiro lida com finanças", diz Cleide.

    "Quando se vai partir para uma relação mais consolidada, é mesmo hora de falar", afirma ela.

    O estudo mostra que a falta de transparência pode resultar em um superendividamento e acabar em inadimplência. De acordo com o levantamento, um em cada dez entrevistados (10,1%) dizem não conseguir ceder à pressão dos filhos e acabam endividados.

    "Os filhos também precisam ter conhecimento da situação financeira da família e participar das decisões de casa para poderem compreender até onde vai o limite do cartão do pai", afirma Vignoli.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024