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    Governo deve liberar licitação para ampliar Aeroporto de Ribeirão Preto

    DIMMI AMORA
    DE BRASÍLIA

    07/11/2014 11h47

    Os governos federal e de São Paulo acertaram detalhes finais para liberar a licitação para obras de R$ 440 milhões no Aeroporto de Ribeirão Preto, o quarto maior do Estado.

    A unidade, que recebe hoje pouco mais de 1 milhão de passageiros ao ano, terá a capacidade ampliada para 3 milhões de passageiros ano e poderá receber aviões de maior porte que os atuais que chegam à cidade.

    De acordo com o secretário de Logística e Transporte de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, o governo federal concordou com o projeto do governo do Estado de ampliar, além da pista e do pátio, também o terminal de passageiros.

    De acordo com ele, o atual terminal, com 5.000 m², está saturado e o novo terá 35 mil m².

    Mariana Martins - 28.out.2013/Folhapress
    Pessoas observam o desembarque de passageiros no pátio dos aviões do aeroporto Leite Lopes
    Pessoas observam o desembarque de passageiros no pátio dos aviões do aeroporto Leite Lopes

    "Esse aeroporto recebeu por três anos seguidos 1 milhão de passageiros. É uma unidade muito importante e precisava dessa ampliação", afirmou Pelissioni.

    A atual pista será mudada de lugar para que deixe de produzir ruído em bairros ao redor da unidade. Com a mudança, ela também será ampliada de 2.100 metros para 2.600 metros.

    Para isso, será necessário fazer uma passagem subterrânea de pouco mais de 500 metros na Avenida Thomas Alberto Whately, entre outras intervenções.

    LICITAÇÃO

    O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, afirmou que é possível colocar a licitação nas ruas nos próximos três meses. Para isso, o Estado terá de concluir um processo de desapropriação, estimado em R$ 170 milhões, e obter as licenças ambientais.

    Além das desapropriações, São Paulo vai arcar com outros R$ 65 milhões em obras viárias para melhorar o acesso ao terminal. A prefeitura de Ribeirão Preto também se comprometeu a realizar outros R$ 25 milhões em obras.

    Segundo Pelissioni, ele e o ministro também voltaram a conversar sobre a liberação de cinco aeroportos para aviação executiva (jatos) para a iniciativa privada. No início do ano, o ministério chegou a autorizar São Paulo a conceder essas unidades, mas voltou atrás.

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