• Mercado

    Tuesday, 07-May-2024 01:56:19 -03

    Ex-presidente do Pão de Açúcar abre consultoria para atender BTG Pactual e JBS Foods

    TONI SCIARRETTA
    CLAUDIA ROLLI
    DE SÃO PAULO

    12/11/2014 02h00

    O ex-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana, decidiu abrir uma consultoria para prestar serviço de gestão e de reestruturação de empresas.

    Os dois primeiros clientes da consultoria são o banco BTG Pactual e a JBS Foods, mas outros cinco já estão na mira, segundo o executivo.

    No BTG Pactual, Pestana deverá atuar na gestão de empresas que fazem parte do portfólio de investimentos dos sócios do banco, como a varejista fluminense Leader. O executivo não detalhou o trabalho que fará na JBS Foods, que prepara sua entrada na Bolsa.

    Segundo Pestana, o foco de sua consultoria será a parte operacional de uma reestruturação.

    "Não vou fazer a parte estratégica. Existem muitas consultorias que fazem isso com competência. Vou usar minha experiência de mais de 20 anos no dia a dia, na operação e na gestão de pessoas. Passei por muitas aquisições, reestruturações, sucessão familiar", disse.

    Adriano Vizoni/Folhapress
    Eneas Pestana, presidente do grupo Pão de Açúcar
    Enéas Pestana, ex-presidente do grupo Pão de Açúcar

    Na visão de Pestana, o momento delicado da economia brasileira abre oportunidades para o investimento em empresas por fundos de private equity [participação em empresas fechadas] e agentes do mercado de capitais.

    Um dos focos de atuação da consultoria, que leva seu nome, será a reestruturação de empresas. "A conjuntura leva a um momento de oportunidades. Mas como brasileiro estou triste com esse momento de enfraquecimento da economia, que deve perdurar até 2015", afirmou.

    "A economia é cíclica. Daqui a pouco vem outro período de expansão. É nesse período de recessão e de desaquecimento que as empresas ganham musculatura para aproveitar do momento bom que surgirá", disse.

    O executivo deixou o GPA (Grupo Pão de Açúcar) há oito meses, mas foi só em setembro que encerrou o período em que se comprometeu com o antigo empregador a não competir no setor.

    "Foi um tempo bom para refletir a carreira e aproveitar para viajar com meu filho, um projeto que sempre tive vontade de realizar", disse o executivo, que, fã de motocicleta, dividiu com o filho uma viagem pelo Sul da Espanha.

    Pestana construiu sua carreira nas áreas administrativa e financeira em grandes varejistas, como Carrefour, e empresas como GP Investimentos e Diagnósticos da América S/A.

    É formado em Ciências Contábeis peça PUC-SP, com especializações nas áreas de controladoria, finanças, liderança e gestão, realizadas em instituições nacionais e internacionais.

    Em 2009, recebeu o reconhecimento de executivo financeiro do ano, concedido pelo IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças).

    Discreto, ele não comenta erros nem acertos da gestão francesa do Casino no comando do antigo grupo em que presidiu no momento em que os ex-sócios Jean-Charles Naouri e o empresário Abilio Diniz se enfrentaram num período de fogo cruzado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024