• Mercado

    Sunday, 05-May-2024 17:10:15 -03

    Itaú, Bradesco e Santander abrem agência 'sem caixa e sem dinheiro'

    TONI SCIARRETTA
    DE SÃO PAULO

    13/11/2014 02h00

    O Itaú, o Bradesco e o Santander abriram um novo tipo de agência bancária, só com caixas eletrônicos e com o gerente de conta. Essas agências não têm caixa, não aceitam pagamento de contas de consumo e não lidam com dinheiro em espécie.

    Para essas transações, os clientes são orientados a se dirigir a uma agência completa mais próxima ou a usar o caixa eletrônico -normalmente, há um funcionário para ajudar e tirar dúvidas.

    O próprio gerente costuma abrir e fechar o local, atender aos clientes e informar à regional se algum caixa eletrônico está desabastecido.

    Como não têm dinheiro, não precisam de cofre, abastecimento por carro-forte (só para os terminais eletrônicos), porta giratória nem segurança reforçada.

    Edilson Dantas/Folhapress
    Itaú da av. Duque de Caxias, que adotou modelo sem caixa
    Itaú da av. Duque de Caxias, que adotou modelo sem caixa

    Os bancos chamam as unidades de agências "de negócios", focadas, por exemplo, em aplicações financeiras, contratação de empréstimo e seguros. A maioria está em São Paulo. Algumas foram instaladas em pequenos prédios comerciais e shoppings.

    Várias delas tinham o serviço completo até o mês passado. São os casos das agências do Bradesco na av. Aclimação e na rua Lacerda Franco (zona sul de São Paulo).

    No caso do Itaú, algumas dessas agências são antigas unidades do Unibanco que eram menores do que a do vizinho Itaú. É o caso da agência 8.087 da av. Duque de Caxias (centro), ao lado de uma agência maior do banco.

    Quem entra no local vê um quadro informando a mudança: "Esta agência tem um novo modelo de atendimento". Ao lado estão os endereços das agências com atendimento pessoal nas redondezas.

    Funcionários contam que ficaram apreensivos, pois achavam que a automação traria muita reclamação dos clientes, mas se surpreenderam com a rapidez com que os correntistas passaram a frequentar as agências.

    Já o sindicato dos bancários critica a mudança: "Só quem ganha são os bancos. Perdem os clientes, com o mau atendimento e o alto custo, e os trabalhadores, com as demissões e a sobrecarga", diz Juvandia Moreira, presidente do sindicato.

    Segundo o Itaú, a iniciativa faz parte da estratégia de oferecer "modelos de atendimento de acordo com a necessidade do cliente", como as 900 agências que funcionam até as 20h. Nas agências de negócio, os caixas do Itaú aceitam até pagamento de contas com o cartão de outro banco. O Santander informou ter nove agências nesse formato. O Bradesco não quis comentar o assunto.

    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024