• Mercado

    Wednesday, 08-May-2024 18:51:19 -03

    Fundos são opção para quem tem pouco tempo até a aposentadoria

    GILMARA SANTOS
    DE SÃO PAULO

    24/11/2014 02h00

    Uma das opções procuradas por quem está pensando na aposentadoria mas não quer investir em previdência privada são os fundos de investimento. Neles o próprio aplicador programa a sua aposentadoria. Mas, para especialistas, essa alternativa é válida apenas para quem está pensando em investir por pouco tempo.

    "A pergunta que tem que ser feita é: qual o prazo que tenho para me aposentar? Se esse prazo está próximo -faltam cinco anos, por exemplo-, o fundo pode ser uma opção interessante", afirma Michael Viriato, professor de finanças do Insper.

    Editoria de Arte/Folhapress
    NA HORA DE CONTRATAR Entenda as diferenças entre os planos de previdência para optar pelo mais adequado

    Segundo o planejador financeiro Filipe Villegas, "os fundos podem ser alternativas interessantes no curto prazo -até um ano- ou no médio prazo -até dois anos".

    No entanto, é necessário ter disciplina financeira. "Você mesmo pode planejar sua previdência, mas tem que ter disciplina para isso", diz Viriato. Nos planos de previdência, há uma cobrança periódica. Nos fundos, cabe ao investidor se organizar para fazer aportes.

    "COME-COTAS"

    O investidor tem que ficar atento porque nos fundos de investimentos, diferentemente dos de previdência, incide o chamado "come-cotas".

    O "come-cotas" é uma cobrança antecipada do Imposto de Renda sobre os rendimentos de investimentos de fundos. O desconto é semestral e ocorre no último dia dos meses de maio e novembro.

    Alguns investidores tentam escapar da cobrança resgatando os rendimentos antes da chegada de maio e novembro. Mas o governo efetua a cobrança do IR devido no momento da retirada, sempre considerando o prazo como determinante da alíquota descontada.

    ALTERNATIVAS

    Viriato cita ainda como opção os fundos imobiliários, que têm isenção fiscal, diversificação e liquidez. "Muitas vezes vemos pessoas investindo em imóveis pensando na aposentadoria, mas por que não recorrer a um fundo imobiliário?"

    Outra saída são os fundos de pensão. Existem dois tipos: aqueles que a empresa faz para o funcionário e os que são constituídos por uma instituição ou associação.

    "A vantagem é que a gestão do investimento é de uma entidade sem fim lucrativo e o Imposto de Renda pode ser dedutível até 12% da renda, sendo que os investimentos só serão taxados no resgate", diz José Ribeiro Pena Neto, presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Folhainvest

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024